Sem categoria

Candidata comunista lidera disputa à prefeitura de Montevidéu

O instituto de pesquisa Cifra revelou, na noite desta terça-feira (09) sua primeira sondagem sobre as eleições municipais em Montevidéu. De acordo com os números colhidos, a Frente Ampla, do presidente Pepe Mujica, lidera a pesquisa, alcançando 49% das intenções de voto. A candidata da coligação é Ana Oliveira, vice-ministra de assuntos sociais e dirigente do Partido Comunista.

Na sondagem, o Partido Nacional aparece com 18% , o Colorado com 12% e o Independente com apenas 1% dos votos. Nesta primeira consulta, o percentual de indecisos ainda é elevado, 15%. Cinco porcento votariam em branco ou anulariam seu voto.

De acordo com estes números, a Frente Ampla é franca favorita a ganhar a disputa na capital uruguaia, onde a esquerda governa há mais de 20 anos. Apesar da grande vantagem, os números indicam, neste momento, o menor percentual de votos para a esquerda uruguaia desde que as eleições municipais foram separadas das nacionais. Em 2000, a Frente Ampla venceu com 56%; em 2005, 58%.

O deputado da Frente Ampla, Carlos Varela, qualificou os resultados da pesquisa como i"interessantes e alentadores para um início de campanha", mas agregou que a coalizão pretende chagar a uma cifra maior.

Em 9 de maio, os uruguaios escolherão os governantes de 19 cidades, entre elas Montevidéu, que concentra metade da população de 3,3 milhões de habitantes do país.