Sem categoria

Sete partidos lançam manifesto em defesa de Brasília

Sete partidos políticos decidiram escrever um manifesto com propostas para este último ano de governo no Distrito Federal e mover uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o artigo da Lei Orgânica que prevê que, no último ano de mandato, não há eleições indiretas em caso de vacância do cargo de governador. O advogado José Messias de Souza, pré-candidato do PCdoB ao governo do Distrito Federal, vai elaborar a ação.

As decisões foram aprovadas no café da manhã, realizada nesta quarta-feira (10) na sede do PRB, que reuniu os presidentes regionais do PCdoB, PSB, PDT, PPS, PMDB, PRB e PV. Eles vem promovendo reuniões regulares para discutir a situação política de Brasília.

Eles defendem a realização de eleição direta para escolha de novo governador, pela Câmara Legislativa. Ao mesmo tempo, querem a abdicação, por parte do governador a ser eleito indiretamente, de ser candidato a qualquer cargo eletivo este ano.

E defendem que o novo governador abra as contas do Executivo a partir do dia em que tomar posse. Os partidos defendem uma auditoria das contas do GDF dos últimos anos e avaliação dos serviços públicos para saber o resultado prático dos investimentos de governo.

Durante a reunião, também foi aprovada a decisão de lutar pela anulação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que está sob suspeição de irregularidades; reavaliação das condições de construção habitacional no Setor Noroeste de Brasília e a criação de um conselho de cidadãos para atuar junto ao governador.

Além das questões administrativas, os partidos políticos querem a apuração e punição dos responsáveis pelos crimes denunciados na Operação Caixa de Pandora.

Candidato do PCdoB

“Foi uma reunião muito positiva”, avalia o presidente do PCdoB-DF, Augusto Madeira. Ele fez convite a todos os presentes para o ato de apresentação da candidatura de Messias Souza ao Governo do DF, nesta sexta-feira (12), na sede do PCdoB.

Além dos presidentes dos sete partidos, o evento deve contar com a presença de dirigentes do PT, além de parlamentares como os deputado federais Rodrigo Rollemberg (PSB) e Tadeu Fillipelli (PMDB) e o senador Cristovam Buarque (PDT).

Da sucursal de Brasília