Coleta seletiva é ampliada em Aracaju

Um dos grandes desafios das cidades atualmente é encontrar o destino correto para o lixo. As principais opções são o aterramento sanitário e a reciclagem da parte seca dos resíduos, obtida através da coleta seletiva. Aracaju, que até pouco tempo destinava todos os resíduos sólidos ao lixão do bairro Santa Maria, passou viver uma nova realidade, a partir do início da coleta seletiva, em 2001.

O serviço começou atendendo apenas o conjunto Inácio Barbosa e hoje chega a 17 localidades, sem contar com os hotéis, escolas, postos de saúde e órgãos públicos que são parceiros do projeto, coordenado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju. De 2002 até 2009, a quantidade de lixo seco coletada pela Emsurb e destinada à Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem (Care) aumentou quase cinco vezes. Somente no ano passado, o programa de Coleta Seletiva recolheu 1.120 toneladas de lixo para reciclagem.

A Care, no entanto, não consegue aproveitar todo o lixo que chega ao depósito. "Muita gente ainda deixa o lixo seco, próprio para a coleta seletiva, entrar em contato com o lixo orgânico. Desse jeito, muita coisa acaba se perdendo", observa a assessora técnica da Emsurb, Célia Bastos. A orientação dos técnicos da Emsurb é para que as pessoas realmente separem o lixo orgânico do inorgânico, mesmo que o caminhão da coleta seletiva ainda não passe em seu bairro ou conjunto.

"Separar o lixo é importante para a cidade e para quem vive da coleta. Misturá-lo resulta num maior volume destinado ao lixão, o que acarreta em mais prejuízos ao meio ambiente. Além disso, quem deixa o lixo separado, mesmo que não more em área atendida pela coleta seletiva, contribui com os catadores não cooperativados, que vendem o material para a reciclagem", orienta a também assessora técnica, Cláudia Virginia.

De acordo com Cláudia, basta colocar o lixo orgânico no horário da coleta convencional e o lixo seco em horário diferente, que logo aparecerá algum interessado em coletá-lo. Para saber que bairros participam da Coleta Seletiva basta conferir o itinerário. Os interessados em participar do programa podem entrar em contato com a Emsurb através do telefone: (79) 3179-7001.