Sem categoria

Pesquisa revela que população quer ser vacinada contra a gripe A

Os brasileiros estão confiantes em relação à vacina contra a gripe A, segundo pesquisa realizada com 1,3 mil entrevistados, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, em 352 municípios de todos os Estados, divulgada pelo Ministério da Saúde. A aferição demonstra que 71% das pessoas acreditam que a vacina é eficaz, 83% não têm medo de receber a dose e 84% dos que responderam a pesquisa gostariam de ser imunizados.

Conforme informações do ministério, a vacina é segura, já está em uso em outros países e não tem sido observada nesses países uma relação entre o uso da vacina e a ocorrência de eventos adversos graves.

O Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para administrar junto aos grupos de maior risco, que são: a população indígena aldeada, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas, crianças maiores de seis meses até os dois anos de idade e a população de 20 a 39 anos.

Alertar a população sobre a importância da vacina é o foco do Ministério nesse momento, por isso, a segunda fase da campanha publicitária sobre a vacinação começou a veiculada em todo o país no último dia 4 e vai até 14 de março. Em dois filmes diferentes, o ator Marco Nanini esclarece sobre o calendário de vacinação e a definição dos sete públicos prioritários.

Com o slogan “Quanto mais prevenção, mais proteção”, as peças mostram situações do dia a dia e apontam os cuidados básicos de higiene para evitar contrair ou transmitir a doença. Entre as principais dicas estão a importância de lavar as mãos, não compartilhar alimentos e objetos pessoais e cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Fonte: Ministério da Saúde