Arte chinesa em destaque

Continua em exposição até o dia 20 de abril, no Palacete Provincial, na Praça da Polícia, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, a exposição “A arte da Numismática Chinesa”. A mostra traz na sua coleção moedas, cédulas, medalhas e outros que são importantes fragmentos da história da arte milenar chinesa. A exposição é de iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura.

 A entrada é franca e os interessados podem visitar a exposição de terça à quinta das 9h às 19h, sexta e sábado das 9h às 20h e aos domingos das 16h às 21h.

“A arte da Numismática Chinesa” leva o visitante a uma viagem no tempo, percorrendo a história da China por meio de peças que datam entre o século VII a.C. aos dias atuais. A coleção apresenta as primeiras moedas chinesas, que tinha como formato as ferramentas caseiras ou agrárias como a chave, a faca, o machado e a enxada.

Conta ainda com o ouro monetário no formato de um pequeno lingote com o sinete Imperial de 221 a.C., além das moedas redondas de bronze, com um furo quadrado no centro, que simbolizava o céu redondo e terra quadrada, e a moeda atual da China, Yuan. A exposição traz também Medalhas Olímpicas de 1990, medalhas e moedas da sorte, objetos tradicionais que simbolizam boas vibrações.

O visitante poderá conhecer ainda a geográfica, a arqueologia e a arquitetura milenar chinesa, mapas de todas as Dinastias e a história das maiores invenções da China. Esta exposição, que tem curadoria de Margarete Vieira, foi montada para brindar as comemorações dos 60º aniversário da fundação da República Popular da china, ocorrida em 01 de Outubro 1949.

Fonte: Agecom