Sem categoria

El Salvador abre embaixada em Havana após quase meio século

El Salvador se transformou no sábado no último país da América Latina a abrir uma embaixada em Cuba, numa cerimônia liderada pelo ministro das Relações Exteriores do país centro-americano, Hugo Martínez, em visita à ilha para reforçar laços com o governo revolucionário.

Martínez é o segundo representante do governo do presidente salvadorenho Mauricio Funes que aterrissa em Havana desde que o país decidiu reestabelecer as relações diplomáticas com Havana em 1 de junho de 2009. Em dezembro, tinha viajado à ilha o vice-presidente salvadorenho, Salvador Sánchez.

Marínez esteve acompanhado da primeira-dama salvadorenha, Venda Pignato, secretária de Inclusão Social. Os dois foram recebidos por cerca de uma hora pelo presidente Raúl Castro, com quem conversaram sobre a próxima visita do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, a Havana.

"Cuba, seu povo, seu governo merecem ser considerados – como sempre mereceram – como irmãos latino-americanos", disse o chanceler salvadorenho ao inaugurar a embaixada e agradecer a atenção que a ilha deu, no passado, a mutilados de guerra de seu país.

Representantes dos dois países assinaram três acordos: para a colaboração técnico-científica, a supressão bilateral de vistos para passaportes diplomáticos e oficiais, bem como um memorando para o estabelecimento de um mecanismo de consultas políticas entre as duas chancelarias.

El Salvador rompeu unilateralmente com Cuba no começo da década de 1960 devido às sanções impostas ao país revolucionário pela sempre servil Organização de Estados Americanos (OEA).

Martínez disse que o diálogo com o governo cubano incluiu vários temas de interesse bilateral como a aquisição de remédios cubanos para El Salvador e a reabilitação de deficientes físicos na ilha.

Cuba inaugurou em 8 de janeiro último sua embaixada em São Salvador.

El Salvador era o único país da América Latina que não tinha relações diplomáticas com Cuba.

Fonte: Blog O Outro Lado da Notícia
Com agências