Sem categoria

Nos 88 anos do PCdoB, Câmara de Goiânia recebe Renato Rabelo

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, participou de uma série de atividades políticas na capital de Goiás no último final de semana. Sua primeira atividade foi um encontro político importante com o prefeito da cidade, Íris Rezende, seguido de almoço onde se discutiram questões referentes às eleições de 2010 e o quadro político nacional.

Reunião com Iris Rezende

À noite, ainda na sexta-feira, Renato participou de uma sessão solene da Câmara Municipal, convocada por iniciativa de Fábio Tokarski, vereador do PCdoB, que contou com a presença de mais de 400 pessoas. O evento foi convocado para homenagear os 88 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil, o mais antigo e ao mesmo tempo o mais jovem do cenário político brasileiro.

No encontro com o prefeito Íris Rezende, Renato defendeu a necessidade de se construir palanques unificados nos Estados – para garantir a continuidade do ciclo político popular e democrático inaugurado com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. O presidente do PCdoB também discorreu sobre a importância de debater um programa de governo que consolide e faça avançar o processo político atual, hoje consubstanciado na pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff.

Ao mesmo tempo defendeu a candidatura do prefeito de Goiânia ao governo estadual, uma liderança que permite a união de forças progressistas em Goiás para dar continuidade às conquistas do povo brasileiro. Disse Renato aos jornalistas que o entrevistaram que “o PCdoB é coerente. Apoiamos os candidatos que fazem parte do campo de Lula. E hoje, quem reúne as melhores condições para o palanque com Dilma é o atual prefeito Íris Rezende”.

Depois do encontro com o prefeito, a Câmara Municipal abriu suas portas para um conjunto de lideranças populares, sindicais e políticas, com o objetivo de comemorar o aniversário do PC do Brasil. A sessão solene foi dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Francisco Vale Júnior, do PMDB. À mesa também foram chamados o prefeito de Anápolis, Antonio Gomide (PT), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, o presidente do Tribunal de Contas do Município, Josivani de Oliveira, a coordenadora do Centro Popular da Mulher e da UBM, Lúcia Rincón, o vereador do PDT, Paulino Dantas, o representante do prefeito Íris Rezende Machado, Luiz Carlos Orro que é secretário de Esporte do Município, o pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, Anselmo Pessoa, e a dirigente da CTB-Goiás, Wilma Maria de Oliveira.

Ao final da solenidade o presidente do PCdoB autografou seu livro Ideias e Rumos (foto), publicado pela Editora Anita Garibaldi, onde reuniu artigos, conferências e intervenções políticas de praticamente 30 anos de atividades como dirigente do partido. O livro está organizado em três partes básicas: a primeira debate os rumos do país; outro capítulo descreve os acontecimentos mais importantes deste período e por último uma terceira parte que procura analisar o instrumento necessário para colocar em práticas estas ideias, o Partido Comunista, que naquela noite comemorou seus 88 anos de existência contínua em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade e da democracia em nossa terra, da soberania nacional e da integração solidária dos povos e nações da América Latina.

De Goiânia,
Pedro Oliveira