Bahia bate recorde e gera mais de 20 mil novos empregos em 2010

Os trabalhadores da Bahia estão tendo muito que comemorar neste início de ano. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (17/3), o estado gerou 20.512 novas vagas de emprego nos dois primeiros meses de 2010. O número corresponde a 99,85% do total de vagas geradas em toda a região Nordeste no período. Além disso, em fevereiro a Bahia obteve o melhor resultado de toda a série histórica do Caged para o período.

“O bom desempenho do estado é o resultado de uma política de governo que junta investimentos em diversas áreas, qualificação do trabalhador e intermediação de mão de obra. Com todos estes elementos juntos, o resultado não poderia ser outro”, afirma o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nilton Vasconcelos. Para ele, os números mostram não apenas uma mudança muito significativa em relação ao ano passado, quando o país ainda se recuperava dos efeitos da crise econômica mundial, mas também reforça a certeza de que o estado vai superar a previsão de gerar 83 mil novos empregos, projetados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para 2010.

Segundo o secretário, outro aspecto importante a ser observado nos resultados da Bahia é a interiorização dos empregos. A Região Metropolitana de Salvador registrou acréscimo de 3.699 empregos formais em fevereiro. O município que mais gerou novos postos de trabalho foi Feira de Santana, com um saldo de 1.248 empregos, seguido de Camaçari (1.002), Salvador (893), e Lauro de Freitas (680). “Isso mostra que as ações do governo da Bahia está acontecendo em todas as regiões do estado e não apenas em Salvador. Uma marca do governo Wagner”, ressaltou Vasconcellos.

Locomotiva

Da Jordânia, onde acompanha o presidente Lula na missão ao Oriente Médio, o governador Jaques Wagner comemorou a pesquisa do CAGED. “Tenho dito que desejo ver a Bahia como a locomotiva do Nordeste, e os números mais recentes da nossa economia estão mostrando que o esforço conjunto do governo, na parceria com o governo federal, dos empresários e dos trabalhadores baianos, consolida a nossa posição de liderança”, disse Wagner.

O balanço de admissões e demissões de fevereiro é o melhor desde que a pesquisa começou a ser feita, com saldo positivo de 6.088 postos de trabalho. Somado ao resultado de janeiro, o bimestre registra um número recorde para o período, com 20.512 novos empregos – nada menos que 99,84% de todos os empregos gerados nos nove estados nordestinos.

A construção civil mantém a ponta como o setor que mais empregou, com saldo de 2.766 contratações em fevereiro. A indústria registrou 1.505, o comércio teve 1.324 admissões a mais que demissões e o setor de serviços, 1.198. Os números nacionais contabilizam 209.425 novos empregos em fevereiro e 390.844 no bimestre.

Para o governador, que na semana passada comemorou o crescimento de 1,7% do PIB baiano em 2009, os números do CAGED só reforçam a tese do acerto do investimento na área social. “Apesar da crise, alcançamos o recorde histórico de investimentos, com R$ 1,32 bilhão aplicados prioritariamente na infraestrutura social, e isso nos garante dinamizar a economia enquanto resgatamos direitos essenciais como o acesso a água”, analisou o governador.

De Salvador,
Eliane Costa com agências