Sem categoria

ONU destaca Não Alinhados em prol de coexistência pacífica

O Movimento de Países Não Alinhados (MNOAL) pode fazer muito pelo entendimento entre as nações, como a base de um mundo de coexistência pacífica, declarou nesta quarta-feira (17) o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ban Ki-moon enviou uma mensagem em vídeo a uma reunião ministerial do movimento dedicado ao tema do diálogo inter-regiões para a paz e o desenvolvimento, que se celebra na capital das Filipinas.

O dirigente da organização mundial destacou o papel central do Movimento dos Não Alinhados na promoção de um maior entendimento, do qual, disse, dependem a paz, o desenvolvimento e os direitos humanos.

Afirmou também que o mundo padece de suspeitas e medos mútuos, conclamando a recusar os extremismos e a frear aqueles que polarizam, distorcem, humilham e manipulam com fins eleitorais.

Ban Ki-Moon qualificou de "maravilhosa" a grande diversidade existente dentro do Movimento dos Não Alinhados, integrado por 118 países, e pediu reiteradamente a apoiar a denominada Aliança de Civilizações, lançada pela ONU em 2005 para aproximar nações, culturas e religiões.

Na reunião de Manila participa o presidente da Assembleia Geral da ONU, Alí Treki.

Fonte: Prensa Latina