Sem categoria

Marcha feminista chega a São Paulo nesta quinta

Após onze dias de caminhada, iniciada em Campinas (SP), a 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) termina nesta quinta-feira (18/3) diante do estádio do Pacaembu, na capital paulista. O ato politico de encerramento acontece a partir das 16h.

- Galeria de Fotos Ação 2010

A ação foi promovida em homenagem ao centenário do Dia Internacional da Muher e também em coemoração dos 10 anos de fundação da MMM. Segundo a página oficial da Ação 2010, além do Brasil, 51 outros países participaram da mobilização.

Galeria de Fotos da Ação 2010
A diversidade étnica da marcha estampada nas caracteristicas das manifestantes

Por onze dias, cerca de três mil manifestantes de diversas etnias, orientações sexuais e de todos os estados do país vivenciaram lições de solidariedade ao caminhar, comer, dormir e acordar lado-a-lado para defender uma sociedade com direitos iguais para homens e mulheres.

Com o tema “Seguiremos em marcha até que sejamos todas livres”, a jornada deixou Campinas em 8 de março e passou por Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Várzea Paulista, Cajamar, Jordanésia, Perus e Osasco defendendo a autonomia econômica das mulheres, o acesso a bens comuns e serviços públicos, a paz e a desmilitarização, além do fim da volência contra as mulheres.

Durante o trajeto de cerca de 100 km, as manifestantes discutiram temas como economia solidária e feminista, educação não sexista e não racista, soberania alimentar e a maternidade como decisão e não como destino.

“Lutamos pelo aumento do salário mínimo, pela construção de creches públicas de qualidade, pela legalização do aborto. São demandas que se chocam com os valores da sociedade patriarcal, racista e capitalista na qual vivemos. Por isso nossa batalha é árdua, é transformadora, já que o neoliberalismo na década de 1990 conquistou corações e mentes”, analisou Vera Soares, militante da Marcha e do campo da economia solidária.

Galeria de Fotos da Ação 2010
Faixa com o lema da caminhada: “Seguiremos em marcha até que sejamos todas livres”

A previsão é que a marcha parta do município de Osasco, onde as mulheres estão alojadas, por volta das 13h e siga até a estação de trem local. A partir dali, todas embarcarão rumo à estação Barra Funda, de onde caminharão até o ponto final, num trajeto de cerca de 7 km até o Pacaembu.

Serviço:
Ato de encerramento da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
Nesta quinta-feira (18/3), a partir das 14h
Praça Charles Miller, diante do estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Da redação, com CUT e Ação 2010