Produção do guaraná é revitalizada em Maués
Cerca de 80 mil mudas de guaraná foram doadas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), na terça feira,17, em Maués, a 276 km de Manaus. A ação faz parte do Programa de revitalização do guaraná do Amazonas, promovido pela secretaria. A ação irá beneficiar mil produtores do município.
Publicado 18/03/2010 14:49 | Editado 04/03/2020 16:12
Durante a entrega, o secretário Eron Bezerra anunciou que a Sepror irá promover um curso de capacitação para os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que irão selecionar alguns produtores para funcionar como agentes multiplicadores das técnicas de utilização das mudas de guaraná.
Ainda de acordo com o titular da Sepror, as mudas foram desenvolvidas com tecnologia da Embrapa e por isso garantem mais produtividade e menos desmatamento. “A safra do guaraná orgânico, vale na Europa cerca de R$ 40 mil, garantindo condições melhores de vida para o produtor”, afirma o secretário. “
Atualmente, o guaraná amazonense é vendido para a Europa (Guaraná do índio), para o mercado local (Ambev, Coca-Cola, Recofarma) e também para indústrias produtoras de refrigerante e produtos alimentícios de todo o Brasil.
Fonte: Sepror