Sepror lança projetos Horta nos Bairros e Casas de Vegetação

Buscando incluir hábitos saudáveis na mesa do manauara, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) lançou nesta quinta-feira, 18, às 10h30 o projeto Horta nos Bairros, no Parque de Exposições da Expoagro . Além disso, a secretaria vai inaugurar duas Casas de Vegetação, sendo uma no km 08 (no Ramal Nova Aliança) e outra na Vivenda do Pontal (no ramal Tarumã-Mirim).

Para ter uma horta em casa, basta se inscrever na sede da Sepror e possuir uma área de, no mínimo, 2m² de quintal. O projeto Horta nos Bairros foi uma alternativa encontrada pela secretaria, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), para incentivar a população amazonense a incluir hábitos alimentares mais saudáveis e à baixo custo, já que a Sepror disponibilizará apoio técnico, adubo orgânico e sementes.

“A grande vantagem é que esta é uma alternativa barata, pois a única despesa que as famílias terão é com o kit de jardinagem que pode ser comprado em qualquer supermercado”, explica o titular da Sepror, deputado Eron Bezerra. Coentro, cebolinha, tomate, couve e alface são a produção inicial das hortas.

Já as Casas de Vegetação são hortas cultivadas em sistema protegido, ou seja, cobertas e de terrenos maiores, para preservar a plantação de chuvas fortes, visando atender à grupos de cinco famílias. Dentro delas serão cultivadas hortaliças como cebolinha, coentro, alface, e outros. Tudo isso para garantir suprimentos permanentes, frescos, a baixo custo e isentos de agentes nocivos à saúde à população.

Fonte: Sepror