Flavo Dino vai ao PT e recebe apoios

Em reunião das executivas estaduais, PCdoB pede apoio a Flávio Dino e oferece a vaga de vice-goveranador e uma de senador.

O deputado federal Flávio Dino e um grupo de dirigentes do PCdoB reuniram-se anteontem com a executiva do PT para tratar da sucessão estadual. A reunião, que havia sido solicitada por Dino à direção petista, acabou se transformando numa plenária com a participação de dezenas de militantes dos dois partidos.
Flávio Dino apresentou á direção petista as razões que o fizeram pré-candidato ao governo, destacando o desejo que a população tem em renovar e mudar a política estadual, a exemplo do que já vem ocorrendo no cenário nacional desde a eleição de Lula em 2002. Ele defendeu a tese de que é necessário dar ao povo alternativas políticas e colocou sua pré-candidatura como essa opção nova.
Relembrando sua trajetória política e sua atuação como militante e dirigente do PT, Flávio Dino realçou a necessidade de fortalecer um bloco de esquerda no Brasil “para avançar as conquistas do governo Lula”. E alfinetou o PMDB, “que ao contrário de nós, aliados de primeira hora do companheiro Lula, esteve com FHC e as reformas neoliberais que tanto mal causaram ao país”. Depois contemporizou dizendo que “entende e concorda com a aliança nacional com o PMDB”, mas advertiu que “cabe à esquerda, com o PT à frente, hegemonizar o processo, ser a locomotiva e não um vagão do PMDB”. Para Flávio Dino a aliança do PT maranhense com o PCdoB e não com o PMDB fortalece o PT nacional frente às pressões peemedebistas por cargos e poder num futuro governo Dilma.
Muito à vontade, Flávio Dino disse que a reunião por si mostrava o quanto a aliança entre os dois partidos era natural. “Aqui ninguém precisa ser apresentado um ao outro. Todos nos conhecemos da luta, das campanhas do Lula, das greves, dos movimentos sociais, nós temos uma mesma identidade e é também por isso que devemos permanecer juntos”.
Unidade petista – O vice- presidente do PT, Augusto Lobato, destacou que a candidatura de Flavio Dino pode unificar o partido e criar as condições para eleger senador, deputados federais e estaduais. Pré-candidato a senador, Bira do Pindaré disse que “não há sentido numa aliança com o PMDB, não tem espaço para a perspectiva do PT”. Para Bira o PT não pode abdicar da possibilidade de renovação política representada pela aliança com comunistas e socialistas em torno de Flávio Dino.
Já o deputado federal Washington Luiz, do grupo que defende aliança com o PMDB, deixou em aberto a possibilidade de aliança com PCdoB. “Com calma, paciência, os setores progressistas e o PT vão encontrar a melhor saída”, avaliou.