Sem categoria

A exemplo de Chávez, Lula reforça relações com Belarus

Em comunicado conjunto nesta segunda (22), após encontro no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o de Belarus, Alexandre Lukachenko, manifestaram a disposição de aprofundar o diálogo político e “estimular a intensificação do relacionamento bilateral nas áreas econômico-comercial, científico-tecnológica, cultural e educacional”. Lukachenko anunciou a intenção de abrir Embaixada em Brasília. Lula diz que, seguindo a reciprocidade, abre uma do Brasil em Minsk.

Antes do Brasil, Lukachenko esteve com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, cujo país mantém relações diplomáticas com Belarus desde 2006. Durante a visita, eles ratificaram, segundo a Prensa Latina, a vontade de trabalhar por uma nova ordem mundial, que implique no multilateralismo e no fim de pretensões hegemônicas como as dos Estados Unidos.

O mesmo assunto foi tratado entre Lula e Lukachenko. Eles concordaram quanto à necessidade de reforma das Nações Unidas com vistas a fortalecer o multilateralismo e assegurar a estabilidade e segurança nos níveis global e regional. Defenderam a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, com ingresso de novos membros de foram a assegurar o reforço da representatividade, transparência e eficácia das Nações Unidas. Lula agradeceu ao presidente belarusso pelo apoio ao pleito brasileiro por assento permanente no Conselho.

Defesa dos direitos humanos

Lula e Lukachenko falaram ainda de respeito ao direito internacional, fortalecimento da democracia, à defesa dos direitos humanos e à promoção da paz e da segurança internacional. Eles destacaram também a importância do desenvolvimento de relações entre Estados do Brasil e Regiões da Belarus. Citaram a missão belarussa em Goiás e a do governo goiano naquele país.

“Reafirmaram o interesse de seus países na cooperação com o objetivo de reforçar a segurança energética e o uso de fontes alternativas e renováveis de energia. Os dois presidentes concordaram em estimular a cooperação bilateral na área de biocombustíveis, à luz da pioneira experiência brasileira na produção e no uso de etanol e de biodiesel", diz a nota.

Os dois chefes de Estado saúdam o debate no âmbito da Organização das Nações Unidas sobre a facilitação de acesso aos países em desenvolvimento e de economia em transição a tecnologias de ponta na área de fontes alternativas e renováveis de energia.

Sobre o aquecimento global e mudança do clima, eles concordaram que são questões muito preocupantes da agenda internacional contemporânea, devendo ser objeto de atenção constante e prioritária, especialmente no âmbito das Nações Unidas. “Convergiram, também, quanto à necessidade de ampla cooperação em âmbito global, fundada no Protocolo de Quioto e com base no princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas dos Estados.”

Lula expressou seu apoio à pronta entrada em vigor da emenda ao Anexo B do Protocolo de Quioto, que prevê a participação da República da Belarus no referido instrumento. Os dois presidentes se comprometeram a cooperar para o êxito da 16ª Conferência das Partes do Protocolo de Quioto (COP-16), a realizar-se no México, em dezembro de 2010.

Por fim, os dois presidentes manifestaram a determinação de continuar o diálogo e trabalhar em prol da intensificação do relacionamento entre o Brasil e a da Belarus nas diferentes esferas, bem como para a crescente aproximação entre os povos dos dois países.

Da Sucursal de Brasília,
Iram Alfaia