Com projetos políticos ousados outrora “nanicos” se antecipam
A antiga denominação de “partido nanico” não faz mais parte do dicionário político. As siglas de menor expressão deixaram de ser meros coadjavantes nas campanhas eleitorais para assumir a condição de aliados e muitas vezes ser o fiel da balança numa disputa equilibrada.
Publicado 22/03/2010 15:11 | Editado 04/03/2020 17:08

No Rio Grande do Norte os pequenos (partidos) passaram a ser grandes. Exemplo? O minúsculo Partido Verde (PV) da prefeita de Natal Micarla de Souza, que em 2008 “engoliu” gigantes como o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PSB da governadora Wilma de Faria… Fez história e abriu precedentes para outras siglas até então chamadas de “nanicas” assumiram uma postura diferente no cenário político potiguar.
Embora possua uma representação de peso em nível nacional, na cena local o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ainda é classificado como pequeno. Um pequeno grande partido que alicerçado por um projeto político ousado, pode ser a grata surpresa nessa eleição. E de quebra, vem aliado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) que tem o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, candidato ao Governo do Estado.
Assim, o eleitor que não quiser votar nos candidatos oriundos da base da governadora Wilma de Faria (PSB) e nem da oposição, cuja estrela maior é a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), tem como opção de voto o ex-prefeito Carlos Eduardo. E os bons nomes que o PCdoB está lançando para o Senado, Câmara Federal e Asssembleia Legislativa.
No caso de Areia Branca, o PCdoB oferece ao eleitor uma opção de voto mais que justificada: um filho da terra é candidato a deputado estadual. Líder estudantil corajoso que levantou a bandeira da então “frágil” candidatura ao governo de Wilma de Faria em 2002, quando os eleitores da professora “cabiam num fusca”, Jocsã Cerqueira Cunha é o nome dos comunistas, no município, para disputar uma cadeira no parlamento estadual.
E não pensem que o PCdoB é daqueles partidos que aguarda os grandes colocarem suas estruturas nas ruas para pegarem carona. Antecipando-se aos demais, na próxima quarta-feira, 24, o pré-candidato do partido a senador, o publicitário e jornalista Sávio Hackradt estará visitando Areia Branca. Vem acompanhado do engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, Walter Fernandes .
Aqui, Sávio e Wálter vão se unir a Jocsã Cerqueira para cumprir uma vasta agenda de compromissos, que inclui uma visita às vizinhas cidades de Grossos e Serra do Mel, onde o partido possui forte representação que está disposta a trabalhar essas candidaturas.
Mas o ponto alto da visita dos pré-candidatos a Areia Branca será um encontro com a imprensa areia-branquense num almoço para divulgar as candidaturas e falar do projeto político do PCdoB para a região e o Estado.
Sávio Hackradt é publicitário e jornalista de renome, tendo exercido durante anos essas funções em Brasília (DF) e possui vasta experiência como marqueteiro em campanhas políticas eleitorais.
Fonte: www.costabrancanews.com