Sem categoria

Greve de pilotos da TAP começa hoje em Portugal

Esta pode ser a greve mais cara da história para os cofres da TAP, segundo a administração. A paralisação, iniciada nesta segunda-feira (22) deve durar até o dia 31, abrangendo o período da Páscoa em que muita gente aproveita para viajar. Estima-se que a empresa vai deixar de faturar 30 milhões de euros.

De acordo com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), a assembleia que decretou a paralisação contou com uma “elevadíssima participação dos associados”. A proposta de greve foi apoiada por 70% dos presentes, embora o movimento tenha provocado forte polêmica nas bases.
Os pilotos afirmam que a Administração da TAP promoveu inúmeros expedientes com o objetivo de esvaziar as negociações e desmoralizar a categoria. O presidente da empresa, Fernando Pinto, insultou a classe trabalhadora ao afirmar que as greves são “coisa do século passado”.

O SPAC acusa ainda a administração da TAP de continuar a se apropriar de uma fração significativa do valor criado, desmerecendo a contribuição e desrespeitando a dignidade profissional dos pilotos. Por outro lado, as propostas da Administração não convergem minimamente com os objetivos e legítimas expectativas dos pilotos.

Fonte: O Emigrante/Mundo Português