Sem categoria

PCdoB quer protagonismo dos movimentos em 2010

Protagonismo dos movimentos sociais durante o processo eleitoral 2010. Esse foi o tom da reunião constituída na tarde desta segunda-feira (22/3) na sede do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Com a presença do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, a reunião foi uma primeira articulação para a formação do Fórum Nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, que deve ser concretizado durante o 3º Encontro Nacional dos Movimentos Sociais, em 9 e 10 de abril, em Brasília.

- Luana Bonone

A reunião de desta segunda foi composta pelos membros indicados pela reunião do Comitê Central ocorrida em 6 e 7 de fevereiro para compor o Fórum de Movimentos Sociais do PCdoB. O Comitê Central, entretanto, indicou que tal composição deve ser ratificada pelo 3º Encontro Nacional de Movimentos Sociais do partido. O objetivo de reunir os membros propostos para o Fòrum foi justamente pensar o encontro nacional e o formato do Fórum, a fim de apresentar propostas mais consolidadas durante o encontro, explica a secretária nacional de movimentos sociais do PCdoB, Lúcia Stumpf. Lúcia acrescentou que o encontro de 9 e 10 de abril tem o papel de definir “a orientação política e a agenda dos movimentos sociais à luz do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e das eleições 2010”.

As intervenções desta reunião preparatória afirmaram importância de um fórum partidário que debata o conjunto dos movimentos sociais, a fim de unificar grandes agendas e ações de entidades e movimentos na luta por avanços, organizando a atuação dos comunistas nos movimentos sociais e contribuindo para a unidade do movimento como um todo. A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) também foi valorizada ocmo espaço privilegiado de articulação, tendo sido apontada a necessidade de seu fortalecimento e ampliação, tendo as centrais sindicais papel central neste sentido.

Mudar a qualidade do desenvolvimento

Foto: Luana Bonone
Renato Rabelo, ao lado de Lúcia Stumpf e do Secretário Sindical do PCdoB, João Batista Lemos

A fala de encerramento do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, pautou a necessidade de modernização da economia brasileiro, de “mudar a qualidade do desenvolvimento brasileiro”. Renato afirmou que a economia do país é marcada por grandes fazendas, grande produção de minério e indústria média, pautando a importância da inovação tecnológica para alterar este quadro. Renato disse, ainda, que há propostas avançadas sendo apresentadas e que o movimento social pode e deve abraçar como suas, como o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH).

O presidente do PCdoB finalizou a reunião dizendo que o desafio da Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, em 31 de maio, é construir um documento “atualizado e unificado” para as eleições 2010 e para a atuação após as eleições, tendo por base o próprio acúmulo de elaboração do documento e pautando as grandes questões como centro, já apontando “passos que podemos dar”, ou seja, bandeiras concretas ao desenvolvimento do país.

De São Paulo, Luana Bonone