Sem categoria

Neonazistas alemães cometeram quase 20 mil crimes em 2009

Membros de grupos da extrema direita alemães cometeram quase 20 mil delitos políticos em 2009, informou nesta terça-feira (23 ministro do Interior, Thomas de Maiziére.

Esse é o número mais alto desde o ano 2001, quando o Ministério do Interior começou a registrar estatísticas sobre delitos políticos.

Ao apresentar os dados, o ministro reconheceu que o desenrolar da situação "de forma alguma é agradável".

O Partido Die Linke (A Esquerda) criticou a forma como o governo de direita gerencia a situação.

"Os dados provam que o governo tem fracassado a nível nacional e regional na luta contra a extrema direita", disse a deputada Ulla Jelpe.

A parlamentar também criticou De Maiziére por comparar grupos neonazis com organizações da esquerda.

"O que precisamos agora é uma aliança ampla contra os fascistas", respondeu Ulla em um comunicado de imprensa, ao recordar que o governo da chanceler cristã-democrata Angela Merkel muitas vezes criminaliza iniciativas antifascistas.

"Um exemplo é a escandalosa proibição de uma mobilização em massa da sociedade civil contra uma manifestação de neonazistas na cidade de Dresden em fevereiro", agregou a deputada.

Segundo Ulla, ao criminalizar este protesto, o governo aumenta "premeditadamente" os supostos delitos políticos cometidos por ativistas da esquerda alemã.

Fonte: Prensa Latina