UNE recebe estudantes na UFAL de forma especial

Na sexta feira, 26/02, a União Nacional dos Estudantes realizou no Campus da Universidade Federal de Alagoas a sua Calourada Cultural, dando as boas vindas à Universidade aos calouros de todo o estado. Com o tema “Juventude e Cultura Popular”, o evento consistiu em um debate na praça do restaurante universitário sobre o tema, além de um grande show gratuito para todos os estudantes.

Calourada da UNE

O debate contou com a participação das Diretoras da UNE Cláudia Petuba e Ridina Motta, do coordenador nacional do CUCA Rafael “Buda” e do músico Wado, grande incentivador da produção cultural em Alagoas. Para Ridina, diretora LGBT da UNE, “A calourada cultural vem de encontro ao ciclo de trotes violentos que temos visto na TV por todo o Brasil. A UNE combate esse tipo de prática e escolheu a cultura como meio de diálogo com os estudantes”.

A diretora regional da UNE em Alagoas, Cláudia Petuba, ressaltou a importância de atividades como essa no meio universitário, dessa forma “podemos mostrar que é possível modificarmos a prática dos trotes violentos, começando pelos próprios estudantes”. Para ela, a temática da cultura não foi escolhida por acaso, “através da cultura uma população se identifica como povo e como Nação. Infelizmente a produção cultural ainda está concentrada numa elite e são poucos também os que tem acesso à cultura no Brasil. A juventude é quem mais é marginalizada nesse processo”.

O diretor Nacional do CUCA ressaltou a importância de temas como a meia-entrada cultural para o estudante, a nova lei de incentivo à cultura e a reserva do fundo do Pré–sal para a cultura e educação. Segundo “Buda”, “todos esses temas estão interligados, é preciso democratizar tanto a produção cultural quanto o acesso ao que é produzido pelo povo. Nesse processo, os estudantes e jovens podem e devem ser protagonistas”.

Em sua contribuição ao debate, o músico Wado destacou que “infelizmente os maiores incentivos ainda vão para os principais artistas e grupos nacionais, enquanto que a nova geração da música e da arte precisam procurar vias alternativas para se divulgar. Precisamos equilibrar essa realidade. Os estudantes e toda a classe artística precisam se unir e batalhar para que uma nova legislação garanta maiores possibilidades aos artistas que estão surgindo no cenário cultural.” E finaliza com o convite: “o que eu penso defendo nas minhas músicas, todos estão convidados para o show à noite!”

O show realizado na praça central do Campus A. C. Simões rolou com muita empolgação e um público há muito não visto na UFAL. Estima-se que, no geral, participaram das atividades nessa sexta-feira cerca de dois mil estudantes de todo o estado.

De Maceió,
Hugo Cavalcante