Sem categoria

  Greve cancela mais de 90 voos da British Airways

 Mais de noventa voos da British Airways (BA), que decolariam sábado (27) dos aeroportos britânicos, foram cancelados devido ao começo da greve apoiada pelo pessoal de cabine em protesto por mudanças nas condições de trabalho. A medida, que deve seguir até a próximo terça, é a segunda organizada pelos empregados de cabina em sete dias.

A companhia aérea acredita que o transtorno para os passageiros seja menor que no fim de semana passado, quando a paralisação durou três dias. Acredita-se que aproximadamente 17 mil passageiros serão afetados pela greve, especialmente no aeroporto londrino de Heathrow, embora a companhia aérea espera que pelo menos 70% dos voos de longa distância e 55% dos trajetos curtos operem normalmente.

O sindicato Unite, que representa os profissionais de cabine da BA, informou que há sinais de que a convocação de greve terá forte apoio dos trabalhadores. Centenas de empregados da empresa se reuniram nesta manhã junto ao aeroporto de Heathrow, entraram no terminal e formaram piquetes.

É mais um sinal de descontentamento da classe trabalhadora na Europa, que se soma a três greves gerais na Grécia durante este ano, paralisações e manifestações de 800 mil na França durante a semana passada, protestos na Espanha e em outros países. A crise agravou as contradições entre as classes no velho continente e a ofensiva do governo e dos capitalistas contra o trabalho despertaram forte revolta nos assalariados.

Da redação, com agências