CMN concede títulos de cidadão natalense e homenageia PCdoB

A Câmara Municipal do Natal realizou duas homenagens na noite desta quinta-feira (25). Durante uma Sessão Solene, proposta pelo vereador George Câmara (PC do B), receberam títulos de cidadão natalense o procurador estadual Antenor Roberto Soares de Medeiros e o ex-deputado estadual Antônio de Farias Capistrano. A ação foi realizada no dia em que o Partido Comunista do Brasil comemora 88 anos.

Antenor e Capistrano - Elpídio Júnior
“Essa sessão tem por finalidade homenagear duas personalidades de diferentes vertentes. Traços comuns entre ambos são as convicções e o compromisso com as lutas sociais para combater as explorações dos nossos tempos. Os dois são dirigentes do Partido Comunista do Brasil, no Rio Grande do Norte”, destacou.

De acordo com George Câmara, tal homenagem foi escolhida para esse dia 25 de março, por ser o dia da fundação do PC do B. “Quero dizer a todos que esta Casa, fazendo parte da história contemporânea, não titubeou em aprovar esses títulos. Com isso, escolhemos a data de hoje, em que comemoramos o aniversário de 88 anos do Partido Comunista do Brasil”.

Antenor Roberto Soares nasceu no ano de 1963, em Currais Novos. Atualmente, ele dirigente do PC do B e procurador do Estado. Já Antônio de Farias Capistrano, que é irmão do vereador Franklin Capistrano (PSB), nasceu em 1947, na cidade de Cajazeiras, na Paraíba.

Militante político desde a década de 60, ele é professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), onde foi reitor, foi por duas vezes vice-prefeito de Mossoró e também deputado estadual.

Antonio foi o primeiro a subir a Tribuna para falar sobre a homenagem e o título de cidadão natalense. “Eu que tenho a prática de falar, como professor e pela minha militância, tive dificuldade em fazer esse discurso. Mas, receber o titulo é um momento muito importante. Sou natalense de formação cultural, agora, passo a ter a cidadania de direito”.

O professor também comentou sobre o aniversário do partido. “O dia escolhido para receber essa homenagem não foi por acaso. Ele tem também um significado muito importante na minha vida, é a data da fundação do PC do B, partido ao qual tenho a honra de ser ligado desde 1960”, ressaltou.

O outro homenageado, Antenor Roberto, lembrou das lutas da sua geração e a destacou como exemplo para as novas gerações. “O mundo de hoje só existe porque existiu o ontem e o antes de ontem. Não podemos deixar de registrar, para que a nossa juventude saiba, que a existência humana é um constante processo político”, discursou.

Antenor agradeceu à Câmara Municipal do Natal, aos familiares e amigos. “Esse reconhecimento não é a mim, mas ao Partido Comunista do Brasil, que completa 88 anos hoje. Temos aqui o testemunho que partido pode ser feito de militância”.

Por fim, o vereador George Câmara frisou as lutas particulares dos novos natalenses, afirmando que ambos são exemplos para a cidade. “Muito falaríamos dos traços pessoais e das trajetórias dos nossos homenageados, assuntos não faltariam. Nesse sentido, o que importa é que eles relacionam com o povo o compromisso com a transformação social”.

Estiveram presentes a Sessão Solene realizada nesta noite os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Aquino Neto (PV), Bispo Francisco de Assis (PSB), Raniere Barbosa (PRB), Edivan Martins (PV), Julia Arruda (PSB) e Hermano Morais (PMDB). O vereador Luis Carlos (PMDB) justificou ausência.

 

Fonte: www.cmnat.rn.gov.br