Sem categoria

Produção industrial do Japão cai pela 1ª vez em 12 meses

A produção industrial do Japão, considerado a segunda maior economia do mundo, registrou a primeira queda em um ano. O indicador caiu 0,9% entre janeiro e fevereiro, mas teve elevação de 31,3% no confronto com o segundo mês de 2009. É um sinal da fragilidade do processo de recuperação econômica no país, que contrasta com a forte expansão das exportações em fevereiro.

Estimuladas pelo aumento da demanda na Ásia, alavancada pelo extraordinário desempenho da economia chinesa, as exportações japonesas cresceram 45,3% no mês passado em relação a fevereiro de 2009, alcançando 56,3 bilhões de dólares. Foi o terceiro mês consecutivo de alta, após uma sequencia de baixas a partir de outubro de 2008.

Fragilidades

Na comparação com janeiro, contudo, as vendas ao exterior caíram 1,7%, o que foi interpretado por alguns economistas como a antecipação de uma futura diminuição da demanda global. A isto se alia o comportamento anêmico do consumo e, por consquencia, das vendas domésticas.

O recuo da economia em fevereiro foi influenciado pelo desempenho das indústrias de equipamento de transporte e de equipamentos eletrônicos de comunicação e informação, entre outras.

A pesquisa do ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão revelou ainda que os embarques declinaram 0,2% no mês em fevereiro e os estoques cresceram 1% no mesmo intervalo. A expectativa do organismo é de que a produção industrial japonesa tenha expansão de 1,4% em março e recue 0,1% em abril. Com isto, o Japão tende a perder ainda mais terreno frente à China, cuja indústria cresceu mais de 20% no primeiro bimestre deste ano.

Da redação, com informações do Valor