Teia: Encontro de pontos de cultura estimula a economia solidária

Um caldeirão de cultura brasileira. É assim que pode ser definida o Teia 2010 que de 25 a 31 de março transforma Fortaleza na capital da cultura. Reunindo os pontos de cultura das mais variadas partes do país na capital cearense. Na programação, vários encontros, apresentações e discussões entre os representantes dos quase 2.500 pontos de cultura presentes. No vídeo artistas contam como transformar a cultura em econômia solidária, com banco e moeda própria, a Palmas.

Ao todo, são 88 projetos de teatro, circo, dança, música, artes visuais, artes integradas e cultura popular que se revezam nos sete palcos do Dragão do Mar, em Fortaleza.

A quarta edição da Teia Brasil começou na noite de quinta-feira passada, dia 25, com show de abertura do cantor e compositor cearense Fagner. O ministro da Cultura Juca Ferreira estava presente junto com o secretário nacional de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, idealizador dos pontos de cultura e do evento. Entre os nomes nacionais de destaque na Mostra Artística estava o de Jorge Mautner e seu parceiro de longa data Nelson Jacobina, em seu encontro com os maracatus pernambucanos Mestre Zé Duda, Afonjah e Estrela de Ouro.

Para se ter ideia da diversidade dos artistas, destacamos as apresentações de nomes como As Fiandeiras de Anápolis, um grupo de senhoras de Anápolis (GO) que cantam e fiam ao mesmo tempo. Também a apresentação de Invenção Brasileira, do grupo Os Candangos de Barro Branco, de Taguatinga (DF), que contam a história da criação de Brasília de um jeito diferente. Mas um dos grande momentos da Teia 2010 foi a apresentação do grupo Tambores de Aço, de Campinas (SP), que fez o público vibrar com a performance no sábado à noite. O tambor de aço (steelpan é um instrumento musical feito a partir do latão de aço de 200 litros que reproduz com perfeição sons das escalas musicais. Tem sua origem nas ilhas de Trinidad e Tobago, Caribe e hoje é um dos muito projetos desenvolvidos pela Casa de Cultura Tainã.

Como funciona a moeda social Palmas?
A moeda é indexada ao real (1 palmas vale 1 real) e lastreada na moeda nacional. Ou seja, a quantidade de Palmas que temos circulando corresponde a uma quantidade em de reais que temos guardado. 240 empreendimentos (produção, comércios e serviços) do bairro aceitam a moeda e dão descontos de 5% a 10% para quem compra com a moeda local. Os emprendimentos cadastrados podem fazer câmbio (a troca de palmas por reais), na sede do Banco Palmas, caso necessitem de moeda nacional para reabastecerem seus estoques.

A Teia
A Teia 2010 é um evento realizado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representado pelo Instituto da Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura, o governo do Ceará e com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC).

 Com informações da Tribuna do Norte

Leia também:
Teia 2010: Cortejo expõe diversidade da cultura brasileira
Mestres da tradição oral buscam apoio para projeto de lei


Acesse: culturadigital.br/teia2010/

– Envie seu vídeo para a TV Vermelho: [email protected].