BA: Ambulâncias de Juazeiro inovam com serviço de telemedicina
A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, deu início à implantação do serviço da telemedicina em todas as ambulâncias de Unidades de Suporte Avançado do SAMU-192 no município. O projeto piloto é viabilizado através do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.
Publicado 01/04/2010 10:04 | Editado 04/03/2020 16:20
A partir desta semana, cada ambulância do SAMU vai estar equipada com um pequeno tele eletrocardiógrafo digital que permite, à equipe que realiza o atendimento, transmitir um eletrocardiograma, via telefone ou internet, ao centro de telemedicina em São Paulo, e obter o diagnóstico cardiológico do paciente em 5 minutos. Para assegurar a correta utilização do equipamento, médicos e enfermeiros de Juazeiro receberam treinamento específico.
Além de reduzir o tempo de atendimento, o serviço assegura ganho de qualidade no tratamento do paciente com a precisão do seu diagnóstico antes do encaminhamento ao hospital. “O exame é gravado em 10 segundos, a transmissão em 50, e o laudo médico dos cardiologistas com o resultado é transmitido à equipe do Samu de Juazeiro em 5 minutos”, explica o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa.
Da redação local com informações das Ascom/Prefeitura de Juazeiro