Criação do Cartão Especial da Linha 9 UFT só a partir de agosto

Aqueles que perderam o prazo para a criação do Cartão Especial de uso da Linha 9 UFT, findado no último dia 31 de março, só poderão solicitar o passaporte urbano a partir de agosto.

Essas informações foram obtidas através da SETURB, via contato telefônico feito pelo Blog de Representação Discente no Consuni/UFT.

A mesma premissa vale para a renovação e criação do Cartão de Estudante, de cor verde, para acesso às demais linhas do Transporte Coletivo Municipal.

O prazo estipulado é visto por muitos como desnecessário e irresponsável. Segundo os alunos, não haveria necessidade de fixar um período limite para a confecção de tais cartões, o que permitiria então, que o usuário pudesse adquirir o passaporte a qualquer dia do mês.

Segundo informações do Blog, há estudantes, principalmente menores de 18 anos – pois era necessário ter a presença dos responsáveis legais para realizar o Cartão – não puderam adquirir dentro do período inicial proposto pelo SETURB, perdendo o prazo.

Os alunos que fizeram o cartão especial no dia 22 de Fevereiro, primeiro dia em que era possível fazê-lo, e não retornaram à SETURB para efetuar a correção da falha, tiveram o uso do passaporte bloqueado. Quem apresentar problemas de cartão bloqueado deverá dirigir-se ao SETURB para resolver a questão.

Enquanto isso, no Campus de Palmas, os acadêmicos da UFT começaram a organizar um movimento chamado “Mobilização Portas Abertas – Contra a Catraca dentro da UFT” em protesto contra a necessidade de apresentação do Cartão de Estudante na catraca dos ônibus da Linha 9, dentro do Campus, visto que segundo os estudantes, o tempo de espera para passar na catraca está atrasando os alunos para retornarem para suas casas.

A exigência da apresentação do cartão foi uma medida para controlar o aumento do trafego de pessoas na linha 9, que segundo informações, poderia prejudicar os estudantes do com o início do funcionamento do Shopping Capim Dourado, porém dentro do Campus de Palmas a apresentação do cartão se torna desnecessária e mesmo assim está sendo exigido.

A equipe do Vermelho já havia alertado em outra matéria o risco dos estudantes terem prejuízos com a implantação do cartão.
Da redação (Com informações do Blog de Representação Discente no Consuni-UFT)