Comunistas na 4ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

O mês de março representa um marco para a comunidade científica capixaba. Foram realizados três eventos preparatórios para a IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, convocada pelo governo Federal, com o tema “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”.

Vitória

     No dia 03 de março Vitória realizou pela primeira vez sua Conferência com a participação de nomes do cenário nacional como o físico Luiz Pinguelli Rosa, membro da Academia Brasileira de Ciências. De acordo com o vereador Namy Chequer (PCdoB), Presidente da Comissão de C&T da Câmara Municipal “Este foi um evento de grande importância. Vitória é pioneira na implantação de um Fundo Municipal de Ciência, o FACITEC, há 20 anos e, confirmando nosso protagonismo, somos o primeiro município do Brasil a aprovar uma Lei de Inovação Tecnológica”.

     A Conferência Estadual, realizada de 24 a 26 de maço, contou com a participação de empresas, prefeituras, entidades, empreendedores, estudantes, gestores públicos, além de acadêmicos. Foram aprovadas várias proposições que nortearão as ações do setor, sobretudo na articulação dos sistemas municipais, estaduais e nacional.
Dias 30 e 31 teve vez da 4ª Conferência Regional Sudeste de CTI, também no Centro de

    Convenções de Vitória. Estiveram presentes os Secretários dos quatro Estados. O secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, lembrou que a luta da Ciência e Tecnologia pelo desenvolvimento nacional vem galgando destaques e resultados positivos a cada ano. “Em 2010 teremos capacidade de execução orçamentária de R$ 7 bilhões. E ainda temos muito o que realizar”.

     Vários militantes do PCdoB estiveram presentes nas três etapas. Diego Artur, do Fórum de PPJ, ressaltou a “importância de se criar mecanismos que possibilitem a inclusão da juventude no debate para, desta forma, dar vazão às demandas dessa parcela da sociedade que tem sede de conhecimento”.

     Participaram também os camaradas Wellington Nascimento (CTB/UNEGRO) e Léo Lopes, Diretor da Rádio Universitária e do Instituto Divulga Ciência. A Rádio Universitária 104,7 FM, da UFES, transmitiu os três eventos com um estúdio montado no local.

Marcelo Zumerle
Da Redação local