Paulo Garcia (PT) assume Prefeitura de Goiânia

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (1º), Iris Rezende (PMDB) transfere o cargo a seu vice, Paulo Garcia (PT) que irá completar o mandato. Iris deixa o cargo para concorrer ao governo do Estado nas eleições de outubro. O novo prefeito prometeu continuar os projetos e programas de seu antecessor.

Fotos: Hedmilson Ornelas

O Ato de Transmissão de cargo iniciou na manhã deste 1º de abril de 2010 na Câmara de Vereadores de Goiânia com a leitura da carta de renúncia do Prefeito Iris Rezende.

Em seguida, os vereadores interromperam a sessão para prestigiar a solenidade na área externa ao Paço Municipal com a presença de cerca de 1500 pessoas, entre elas, autoridades como o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Paulo Telles, prefeitos de Anápolis, Antônio Gomide, de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela e de Professor Jamil, Nei Novais.

Ex-prefeitos como Darci Accorci e Pedro Wilson estiveram presente, além de deputados federais, estaduais, o presidente da Câmara de Goiânia, Francisco Júnior e vereadores. Fizeram parte da mesa também, o secretariado da prefeitura e os reitores, da Universidade Federal de Goiás doutor Edward Madureira e da Pontifícia Católica de Goiás, doutor Wolmir Amado. O Presidente das Organizações Jaime Câmara, Jaime Câmara Junior também participou da solenidade de posse.

O público era formado por presidentes de partidos políticos, dirigentes partidários e de organizações sociais, instituições, servidores públicos, sindicalistas e religiosos.

Após a leitura do Termo de Desincompatibilização, prefeito e vice assinaram o documento.
Iris Rezende falou primeiro, agradeceu aos 42 mil servidores municipais que o ajudaram administrar a capital goiana, desde o mais humilde ao mais qualificado. Relembrou sua juventude e sua iniciação na política. “Lembro-me do dia 3 de outubro de 1958, quando assumi o primeiro cargo de vereador, recebi o diploma e fui tomado pela realidade da área política, depois de 52 anos de caminhada, passei pelo regime militar, experimentei derrotas e a cada derrota aprendi mais”.

Sobre deixar cargo e disputar as eleições

O ex-prefeito procurou destacar que estava calmo em deixar a prefeitura. “Se o Paulo não fosse quem eu sei que ele é, eu não teria entregado a Prefeitura a ele”. “Determinado, ético e tomado pelo espírito público”, continuou Iris. “Estou com a consciência tranqüila, sei que o Paulo vai honrar e dignificar Goiânia”, completou.

Em relação aos 5 anos e 8 meses a frente da Prefeitura de Goiânia, o peemedebista citou que está extremamente realizado. “Goiânia é uma cidade inteiramente iluminada com praças e mais praças, o transporte público conta com ônibus novos, mais temos alguns gargalos ainda, completamente solucionáveis. O beneficiário de todo o trabalho e empenho é a camada mais sofrida da sociedade. É para essa gente que lutamos”, disse Iris. 
 
Iris pronunciou em relação a candidatura ao governo do estado que não podia fugir da convocação permanente por parte da população. “Vou seguir o meu destino atendendo a convocação das pessoas mais humildes”, disse ele. “Procuro dedicar 99,9% ao meu povo. Servir ao povo é servir a Deus. Viva Goiânia, Viva Goiás, Viva o Brasil”, finalizou o ex-prefeito.

Discurso do novo prefeito

Bastante emocionado, o novo prefeito Paulo Garcia agradeceu sua família, e seu partido pela confiança e apoio. Agradeceu todos presentes, se desculpou pelo cerimonial não ter mencionado um grande amigo dele, vereador de Goiânia e presidente estadual do PCdoB, Fábio Tokarski, que segundo Paulo, é um parceiro de luta e cuja história, disse ele, se "confunde com a minha".
 
Após os agradecimentos, Paulo Garcia falou sobre a transição. “Este é um momento histórico e marcante. Nasci em Goiânia há 50 anos e agradeço a todos goianienses, homens e mulheres. Agradeço ao meu partido, por ter me confiado."  Se dirigindo á Iris, o novo prefeito disse ter aprendido muito com ele e se sente hoje perfeitamente bem para administar a cidade, mas admitiu que nunca poderá ser seu substituto. "Eu vou sentir saudade do senhor, aprendi muito nestes anos que estivemos juntos, todos os dias nós tomavamos café da manhã aqui no Paço juntos e ele me delegava, sem tentar permintir isso, ele me ensinou muito e hoje me sinto perfeitamente bem para administrar essa cidade".

Emotivo, Paulo Garcia disse que continuará com os programas e profetos da administração de Iris. "O senhor se afasta, mas vamos fazer de tudo para que sua memória não seja esquecida, vou procurar seguir seus ensinamentos. Se a legislação permitir, faço questão de dizer que aquela obra é de Iris Rezende. “Vou continuar com seus Projetos e Programas e dirigir com lealdade aos seus é meu compromisso público” – prometeu Paulo Garcia.

Da redação local,

Eliz Brandão