Governo dá apoio à Seleção Brasileira de Ginástica

A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medelín, na Colômbia, desembarcou na tarde desta quarta-feira, 31, em Aracaju. A capital será a casa das atletas e servirá como sede de treinamento visando os torneios nacionais e internacionais que acontecerão nos próximos meses. A seleção conta com o apoio logístico do Governo do Estado, através Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).

As atletas, que foram recebidas por familiares, colegiais, dirigentes da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e admiradores, residem e treinam desde janeiro em Aracaju. Em Medelín, conquistaram o ouro por equipe, prata na apresentação com arcos e também prata na apresentação com fitas. “São resultados excelentes, já que o trabalho de renovação da ginástica no Brasil está apenas começando. Isso nos dá mais forças para continuar esse trabalho”, ressaltou a presidente da Confederação CBG, Luciene Rezende.

Chefe da delegação brasileira em Medelín, a coordenador de seleções da CBG, Cristina Vital, também destacou o desempenho das meninas, não só agora em Medelín, mas também nas etapas do Mundial já realizadas até agora. “É tudo fruto de um trabalho harmônico, de uma equipe unida com muita dedicação e principalmente aplicação e disciplina dessas jovens ginastas”, lembrou Cristina Vitial.

Ainda segundo Luciene, os resultados obtidos nos Jogos Sul-americanos surpreenderam, apesar de sempre ter acreditado no potencial das atletas. “Elas foram muito bem selecionadas e têm se empenhado muito. Mas mesmo assim, as conquistas vieram como boas surpresas. É sinal de que estamos no caminho certo, preparando essas meninas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 e Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil”, explicou Luciene, destacando que continua a acreditar em boas colocações, nas próximas disputas.

Ainda este ano, em julho, será realizado um Meeting, uma espécie de desafio internacional, em que o país sede convida outros países para uma competição de caráter preparatório. De acordo com Luciene, a disputa visa aperfeiçoar as ginastas, para sua participação no Campeonato Mundial, que acontecerá em setembro, na Rússia. Antes disso, as meninas ainda disputam duas Etapas da Copa do Mundo, uma na Bielorrússia e outra na Itália, nos meses de maio e agosto, respectivamente.