Tremor de 7,2 graus sacode a fronteira EUA-México
Um terremoto de intensidade 7,2 graus com epicentro na região de Tijuana, no México, sacodiu o Estado mexicano da Baixa Califórnia e foi sentido em cidades dos Estados Unidos próximas à fronteira entre os dois países neste domingo (4).
Publicado 04/04/2010 23:45
Inicialmente, o USGS (Serviço Geológico dos EUA) divulgou que a intensidade do tremor era de 6,9, mas a magnitude foi recalculada minutos mais tarde. Nenhum alerta de tsunami foi dado, segundo o Centro de Alertas de Tsunami dos EUA.
O tremor ocorreu às 14h40 locais (18h40 em Brasília). O epicentro ocorreu a 175 km ao sudeste da cidade de Tijuana.
20 milhões podem ter sentido o tremor
Segundo a agência de notícias Reuters, há registros de pessoas presas em elevadores, apagões e paredes caídas na cidade de Mexicali, capital do Estado da Baixa Califórnia.
Em San Diego e Los Angeles, nos EUA, não foram registrados grandes danos. Segundo a imprensa local, o tremor fez balançar edifícios nas duas cidades californianas e até em Phoenix, no vizinho Estado do Arizona.
De acordo com sismólogos ouvidos pelo jornal Los Angeles Times, o terremoto deste domingo foi o mais forte em quase duas décadas na região. Cerca de 20 milhões de moradores dos dois lados da fronteira podem ter sentido o tremor.
Cerca de 35 minutos após o primeiro abalo, outro tremor, com epicentro na cidade de Imperial, nos Estados Unidos, a poucos quilômetros da fronteira mexicana, assustou os moradores da região. O segundo terremoto teve intensidade de 5,4 graus.
Outros cinco tremores mais leve atingiram a região em seguida, dos dois lados da fronteira, em menos de uma hora depois do terremoto de 7,2 graus.
Fonte: R7