Lula e Dilma participarão de ato político do PCdoB, dia 8
“A continuidade e o aprofundamento do ciclo aberto por Lula serão possíveis por meio da eleição de Dilma Rousseff. Ela se mostra preparada para isso e o PCdoB considera justo manifestar seu apoio neste momento”. Desta forma, o presidente o partido, Renato Rabelo, justifica a realização, nesta quinta-feira (8) de ato político em Brasília. O evento terá as presenças do presidente da República e da pré-candidata petista e marcará o anúncio da decisão do Comitê Central à militância.
Publicado 06/04/2010 14:46

Também estão confirmadas as presenças do vice-presidente, José Alencar, do presidente do PT, José Eduardo Dutra, além de lideranças políticas e dos movimentos sociais que compõem e apoiam a base governista. Entre os artistas convidados estão certas as participações de Martinho da Vila, Leci Brandão, Netinho de Paula, Jorge Mautner e Nelson Jacobina, além do grupo brasiliense de samba Coisa Nossa.
“O ato do dia 8 tem, para nós, um significado forte: de que o Brasil atravessa um período inédito de conquistas democráticas e sociais”, explica Rabelo. “O PCdoB é capaz de reconhecer isso com muita propriedade porque viveu a maior parte da sua história na clandestinidade e hoje comemora 25 anos de legalidade, o maior período desde sua fundação. O funcionamento regular do partido é expressão de que vivemos um novo momento, produto da dedicação de gerações e forças políticas comprometidas com essa luta”.
Para o dirigente, “foi a partir do governo Lula que essas conquistas mais avançaram e houve mais êxitos para o país. Agora, precisamos dar curso a esse processo”. Segundo ele, “apoiar Dilma é uma opção política fundamental porque estamos diante de dois projetos antagônicos. Ela nos fará avançar ainda mais. Já o outro projeto, encabeçado pelos tucanos, é, no mínimo, uma temeridade. Quando estiveram no poder, o Brasil ficou à deriva e sua volta seria desastrosa para o destino da nação”.
Entusiasmo
Os organizadores do evento esperam reunir mais de mil militantes de todos os estados no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. “As informações que recebemos é que há grande entusiasmo e interesse dos militantes pelo ato. A orientação nacional é que os comitês estaduais aproveitem esses sentimentos para consolidar a vinda de suas delegações”, diz Adalberto Monteiro, secretário de Formação do PCdoB e um dos responsáveis pelo evento.
De acordo com Monteiro, o ato tem o objetivo de “desencadear um amplo debate e processo de mobilização nas fileiras comunistas relacionados ao caráter histórico da próxima batalha eleitoral. A ideia é aumentar o engajamento da militância tanto para a vitória da pré-candidata governista quanto para o êxito do próprio projeto do PCdoB”.
Marcado para as 17 horas, o evento será precedido de reunião do Comitê Central, que irá avaliar a posição adotada pela Comissão Política Nacional, reunida em 5 de março. Na ocasião, foi emitida resolução afirmando que “ o PCdoB movido pelos seus compromissos com o Brasil e os trabalhadores” manifestará “seu apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff, posição que será oficializada na sua convenção eleitoral em junho” e completa reafirmando o caráter da decisão: “por uma nova vitória do povo, pela continuidade e o avanço do desenvolvimento com progresso social, vamos com Dilma, a primeira mulher que presidirá a República”.
Serviço
Ato de apoio do PCdoB à pré-candidatura de Dilma Rousseff
Dia 8 de abril, quinta-feira, a partir das 17h
Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulisses Guimarães
Eixo Monumental – Brasília – DF
Mais informações pelo telefone (61) 3328-7794
Da redação,
Priscila Lobregatte