CEO do Maciço de Baturité será inaugurado hoje (08)

Às 19 horas desta quinta-feira, 8 de abril, será inaugurado o quinto Centro de Especialidades Odontológicas construído no Governo Cid Gomes. O Governador e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, inauguram o novo CEO que fica em Baturité, na Rua Coronel Pedro Castelo, s/n.

Como unidade regional, o CEO garante assistência à saúde bucal à toda a população dos oito municípios que integram a 4º Coordenadoria Regional de Saúde. No total, 134.185 habitantes de Baturité, Aracoiaba, Aratuba, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti.

Os recursos para a construção do CEO e para a aquisição de equipamentos foram exclusivamente do Tesouro do Estado, somando 2 milhões e 285 mil reais. Nas obras, o investimento ficou em 1 milhão e 185 mil reais. Em equipamentos, 1 milhão e 100 mil reais. Com esses investimentos, a Secretaria da Saúde do Estado facilita e amplia o acesso a serviços especializados em saúde bucal na própria região onde as pessoas. Agora, a população da região de Baturité terá próximo de casa os serviços de ortodontia, periodontia, próteses e até diagnóstico de câncer de boca. Para acolher e atender as pessoas com deficiência, o CEO foi construído com estrutura adequada.

Além do CEO, a população da região de Baturité terá uma policlínica regional, que já está em fase final de construção. Na policlínica serão realizados exames que hoje a população, na rede pública, só tem acesso na capital, como eletrocardiograma e ecocardiograma. Entre os serviços, estão incluídos ainda mamografia, endoscopia digestiva, ergometria, ultrassonografia, audiometria e coleta de patologia clínica. A policlínica regional de Baturité atenderá em 10 especialidades: clínica geral, cardiologia, mastologia, ginecologia, oftalmotologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Homenagem

O nome da nova unidade é CEO Dr. José Marcelo de Holanda, uma homenagem ao médico nascido em 11 de janeiro de 1929, em Pacoti, município da regional de Baturité. Era filho de Antônio Duarte Holanda e Maria Sampaio Holanda. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Recife (PE). Retornou a Baturité para exercer a profissão de médico, onde fincou raízes, casando com Vilauta Nunes, com quem teve três filhos.

Dr. José Marcelo Holanda também teve atuação política. Ingressou na política na década de sessenta, quando foi eleito deputado estadual. Depois foi prefeito de Baturité por dois mandatos. Após quase 50 anos de exercendo a profissão de médico, mudou para Fortaleza. No dia 26 de abril de 2008 faleceu aos oitenta e 1 ano de idade.

Fonte: Assessoria de imprensa da Sesa com informações do Blog do Arruda Bastos