Médicos cearenses são contra abertura de novas escolas médicas

O ensino da medicina foi o tema mais debatido durante o seminário que marcou a etapa local preparatória para o XII ENEM – Encontro Nacional de Entidades Médicas. Reunidos no auditório do SIMEC na noite da última terça-feira (06 de abril), os representantes das entidades médicas e dos cursos de medicina, mostraram preocupação com a metodologia aplicada hoje no ensino da medicina e com o número de novas escolas médicas que são abertas em todo o país, sem a menor preocupação com a qualidade.

O professor Roberto Wagner, presente ao encontro, ressaltou que a carga horária foi reduzida, mostrou preocupação com a atual metodologia da aprendizagem baseada em problemas, com o surgimento das famosas LIGAS e com a desvalorização do professor. Para Roberto Wagner, as escolas médicas hoje, não estão formando nem médicos generalistas, como prevê a proposta inicial, nem especialistas. Para ele, é preciso haver uma reavaliação da metodologia do ensino aplicada hoje.

No final, os médicos aprovaram, entre outras, as seguintes propostas a serem levada ao XII ENEM: Posicionamento contrário a abertura de novas escolas médicas; e criação de uma comissão, com poder deliberativo, para fazer a avaliação das escolas médicas. Esta comissão terá a participação efetiva de representantes das entidades médicas.

Os médicos discutiram ainda temas como a defesa do Ato Médico, piso nacional da categoria, tabela da CBHPM, ampliação do número de vagas para residência médica e a carreira de Estado para o médico. Agora será elaborado um relatório, com todas as decisões e propostas, para ser enviado a organização do ENEM, marcado para o mês de julho, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SIMEC