40h semanais: Chico Lopes rebate empresários e conclama sociedade

Este é o momento de reforçar a mobilização da sociedade para aprovar a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), para quem, em contraponto a empresários como os que visitaram o Congresso Nacional para se manifestar contra a redução da jornada, a maioria da sociedade brasileira apoia a diminuição da carga de trabalho.

Uma medida capaz de gerar milhões de novos empregos, aumentar a qualidade de vida do trabalhador e ainda impulsionar a economia, com mais dinheiro em circulação.

“Nessa perspectiva, os empresários deveriam se manifestar em favor da proposta”, considera Chico Lopes, lembrando que o consumo e, por conseguinte, os lucros das empresas também aumentarão, com a ampliação do contingente de trabalhadores assalariados.

“É legítimo, faz parte da democracia, que as lideranças empresariais venham ao Congresso defender seu ponto de vista – neste caso, contra a redução da jornada”, acrescenta Chico Lopes. “Agora, esse debate a sociedade como um todo precisa fazer. A jornada de 40 horas semanais, ou menos, já é realidade, com efeitos bastante positivos, em outros países. Haverá melhoria da saúde dos trabalhadores e empregos para mais gente, impulsionando a economia. E, como muitos empresários já reconhecem, eles também sairão lucrando”.

Lopes cita como exemplo a redução da jornada de trabalho na General Motors, para 42 horas semanais. “É um caso de uma empresa privada que reduziu a carga de trabalho, por sua própria iniciativa. Ela não faria isso se tivesse prejuízo”, aponta, ressaltando que o PCdoB fechou questão quanto à defesa das 40 horas semanais – enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), chegou a formular uma proposta intermediária, de redução para 42 horas de trabalho por semana.

“Defendemos a imediata aprovação da PEC de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB), que estabelece as 40 horas de trabalho semanais. O que é preciso é que a sociedade como um todo, e os trabalhadores em particular, reforcem a mobilização neste momento. Se a proposta entrar em votação, com certeza será aprovada”, avalia Chico Lopes.

Fonte: Dalwton Moura – Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE