Orquestra Sinfônica da UFMG faz concerto na Escola de Música

Nesta quarta-feira, 14 de abril, às 18h30, a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG se apresenta na Série VivaMúsica, no auditório Fernando de Mello Vianna, da Unidade. O concerto será precedido, às 17h40, por palestra proferida pelo professor Maurício Loureiro, sobre o tema Nota musical.

No programa do concerto serão apresentadas as peças “Estudo de Cores e Formas”, de Oiliam Lanna; “Concertino da Câmara”, de Jacque Ibert (saxofone alto) e “Abertura Egmon”, de Ludwig van Beethoven. A regência será dos maestros Lincoln Andrade e Renato Pedroso. A entrada é franca.

A Sinfônica da UFMG, aos 40 anos, é atualmente a mais antiga do gênero no país mantida por uma instituição federal de ensino. Ao longo da sua existência, colocou no mercado de trabalho de Minas Gerais, do Brasil e do exterior, na música popular e erudita, músicos e musicistas de reconhecido nível. Também já recebeu renomados maestros brasileiros e internacionais, num intercâmbio que proporcionou à Orquestra um excepcional crescimento. Em todo o período, realizou concertos memoráveis, englobando os vários gêneros e as diversas tendências musicais, em jornadas de arte e apresentações na capital e no interior do Estado. Teve, ainda, participação ativa nos Festivais de Inverno de Ouro Preto, nas décadas de 70 e 80.

A orquestra gravou um importante disco de música colonial mineira e também executou a Ópera Tiradentes, ambos em Ouro Preto. Atualmente, produz uma ópera por ano, o que favorece aos músicos e estudantes – futuros maestros e instrumentistas – a ampliação, de forma prática, dos seus conhecimentos acadêmicos e musicais.

(www.ufmg.br)