Fortalecendo o PCdoB, conquistaremos novos espaços!

O Partido Comunista do Brasil tem fortes afinidades com a pré-candidata Dilma Roussef e trabalha para ajudá-la a construir um leque de alianças com os partidos da base de apoio ao presidente Lula(já conta com o PT, PMDB, PCdoB, PDT, e PRB).O anúncio público do apoio do PCdoB ocorrido no último dia 08 de abril em Brasília/DF, se revestiu de grande importância política na consolidação da composição da aliança.

*Por Canindé de França

Entusiasmo e alegria

Presenciei mais um momento histórico da trajetória do PCdoB, o ato foi extraordinário, lá estavam os dirigentes, a militância, os amigos, os convidados, aliados, a imprensa e aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas. Martinho da Vila, Leci Brandão, Netinho de Paula e Jorge Mautner, que cantou e encantou com a belíssima música, a bandeira do meu Partido. O Rio Grande do Norte se fez representar pelo presidente estadual do Partido, Antenor Roberto e outros dirigentes, fomos mais de 15 potiguares no evento.

Carlos Eduardo, Álvaro Dias e Sávio Hackadt, compareceram ao ato em Brasília, representando a chapa majoritária que disputará as eleições de 03 de outubro em nosso Estado.

Na mesa estavam o presidente Lula, Dilma Roussef-pré-candidata a presidente, José Alencar-vice-presidente, Orlando Júnior-Ministro do Esporte, Carlos Lupp-Ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT e Renato Rabelo, presidente nacional do Partido Comunista do Brasil.

Além do aopio à candidatura presidencial, o PCdoB já definiu seu projeto eleitoral para este ano. Nos últimos 15 anos, o partido privilegiou as eleições proporcionais(vereadores e deputados). De 2006 para cá, mudou e passou a disputar eleições majoritárias(prefeitos, governadores e senadores), decisão que vai aprofundar este ano. Naquele ano o PCdoB elegeu 13 deputados federais, este ano quer eleger pelo menos 20, além de três senadores(hoje tem apenas um)

Ousadia e determinação

É um desafio que exige ousadia e determinação. E muita ligação com o povo, para consequir levar ao parlamento uma representação avançada, capaz de lutar pelos interesses dos trabalhadores e do país.

O projeto dos Comunistas no Rio Grande do Norte

Como se trata de um Partido de caráter nacional, o PCdoB no RN busca cada vez mais sua afirmação no cenário político potiguar, em sua decisão tomada recentemente(26 de fevereiro) decidiu reafirmar a Candidatura do Jornalista e professor Sávio Hackadt-PCdoB, ao senado da república, e ao governo do Estado apoiar a candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, para governador e o deputado estadual Álvaro Dias para vice-governador, ambos do PDT.

Segundo a resolução adotada, esta é a composição capaz de aglutinar amplos setores progressistas e avançados e permitar a consolidação de conquistas e avanços obtidos no último governo, do qual os comunistas tiveram particiapação, atuando na Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária/SEARA.

O Partido buscará assento na Câmara Federal, apresentando nomes de destacados quadros e personalidades da vida política em nosso Estado. Um deputado federal Comunista fará diferença significativa no parlamento nacional, fato que engrandecerá e qualificará demasiadamente a representação do nosso Estado, em defesa de reformas progressistas e comprometidas com o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, e na consolidação das conquistas e dos direitos já efetivados. Tal conquista será decisiva para a implantação de Um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o nosso país.

Rumo ao Palácio José Augusto

A conjuntura atual possibilita acreditar que vivemos um momento propício para o PCdoB chegar à Assembléia Legislativa, a eleição de deputados estaduais Comunistas no parlamento potiguar poderá produzir uma nova realidade na composição e postura do nosso parlamento, que hoje é predominantemente conservador, patrimonialista, de alto teor fisiológico, sem ou com nenhum compromisso com o povo e o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte, vem se constituindo ao longo das décadas num verdadeiro estorvo a qualquer renovação. É um entrave ao avanço do nosso Estado, e um complicador para qualquer governo que pretenda fazer alterações, mesmo que tímidas, como observamos nos últimos anos.

A nossa diretriz tem base, se encontra calcada na análise de uma situação bastante concreta, porém ainda em desenvolvimento e como tal necessita de muitos esforças e convicção para que a mesma possa ser erquida de forma vitoriosa.

Em nominata ou chapa própria está lançado o desafio de alcançar uma representação Comunista na Assembléia, sem dúvida é plenamente possível nas condições de hoje de vislumbrar tal êxito político e eleitoral.

A luta pelo progresso do Brasil e a perspectiva Socialista nos dias de hoje, pressupõe um Partido Comunista eleitoralmente prestigiado pelo povo e fortemente enraizado nas lutas populares.

Só assim poderemos fortalecer a nossa presença no cenário político potiguar, com identidade e fisionomia própria nos credenciaremos para ocupar espaços de poder com novas perespectivas da luta institucional e do movimento social.

Vitória aos Comunistas e ao povo brasileiro!

*Canindé de França é advogado, vice-presidente estadual do Partido e
pré-candidato à Deputado Federal