Aladilce avalia mandato e define candidatura a deputada estadual

Lideranças das diversas áreas do movimento social, sindical e político participaram no último sábado (17/4) do encontro de avaliação do mandato da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). No evento, realizado no Hotel Sol Barra, em Salvador, a parlamentar reafirmou sua disposição de se candidatar a uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia, contribuindo assim para a reeleição do governador Jaques Wagner e a eleição de Dilma Roussef à Presidência da República.

O encontro contou também com a participação do presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, do presidente municipal do partido, Geraldo Galindo e da deputada federal Alice Portugal. Na avaliação dos presidentes do partido, o saldo do mandato de vereança é muito positivo, com destaque de que está enraizado nos bairros, na área de saúde – em diversas frentes de atuação, no movimento de mulheres e no movimento sindical. “Isso nos orgulha e coloca o nome de Aladilce como natural e potencial expoente na lista dos candidatáveis à AL”, revelou Galindo.

Daniel Almeida falou ao final do encontro com ênfase à necessidade de eleger Aladilce para estadual, garantido a sustentação ao governo Wagner. “O voto nela é seguro e sua afinidade com as causas do povo tornará a AL mais humana. Muito nos orgulha ter um quadro do quilate de Aladilce e é com muita satisfação que lançamos o seu nome para disputar as eleições, onde, com toda certeza, em outubro de 2010 teremos a sua confirmação como deputada da Bahia”.

Origem e futuro

A dirigente do Sindsaúde, Inalba Fontenelle, contou do início de seu despertar no movimento político e ressaltou a importância que Aladilce e Alice tiveram como inspiração para essa luta. “Nelas vi a presença da dignidade, da justiça social em uma luta incansável que não tem vergonha de denunciar e se emocionar junto ao povo”, destacou, colocando-as como professoras competentes. Ela destacou ainda que “a candidatura Aladilce, é a candidatura do Sindsaúde!”

A deputada Alice Portugal relembrou a trajetória de ambas, desde o movimento estudantil na UFBA. “Temos unidade e nossos discursos e admiro que, ao se formar na área de saúde, como enfermeira, Aladilce, ao invés de optar por trabalhar em muitos hospitais e levar uma vida mais ‘confortável’, optou por continuar na batalha e entrou para o movimento de bairros, escolhendo morar no ‘binóculo’ – um gueto do bairro da Federação- além disso, ela garantiu um mecanismo de luta por melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores de saúde, fundou o Sindsaúde! É uma mulher de fibra e de garra admirável, em extinção”, declarou.

Muitos depoimentos emocionaram e relembraram a trajetória e ações desenvolvidas ao longo da vida pública da vereadora Aladilce, que é a atual líder do PCdoB na Câmara de Salvador. Presenças importantes como de Teresa Deiró, Carmilce, da diretora da União Brasileira de Mulheres (UBM), Rosa, do líder da Colônia de pescadores do Rio Vermelho, Branco, de moradores dos bairros do Nordeste de Amaralina, Itapuã, Federação, Sussuarana, São Gonçalo do Retiro, etc e figuras expoentes como a professora Clarice e a baiana de acarajé, Miraci, do Pelourinho, também abrilhantaram o encontro que foi encerrado com um almoço e música, com uma breve apresentação do grupo musical, “Os Guarás do Nordeste”.

Fonte: Ascom do gabinete da vereadora Aladilce Souza