PCdoB/BA define pré-candidaturas à Assembléia Legislativa

Em reunião nesta segunda-feira (19/4), a Comissão Política Estadual do PCdoB na Bahia (CPE- BA) debateu o quadro político eleitoral na Bahia com prioridade na composição de uma chapa majoritária eleitoralmente forte e no projeto partidário de ampliação da bancada comunista na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. “A nossa avaliação é que Wagner (PT) tem condições de ganhar no primeiro turno e vamos trabalhar por isso”, afirmou o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida.

O partido defende uma articulação entre as forças aliadas em torno dão fortalecimento da candidatura de Wagner – PSB, PDT, PP, PHS, PRB e o PT – e para participar da definição de uma chapa competitiva ao Senado. “É importante formar uma chapa eleitoralmente forte para o Senado, mantendo-se o equilíbrio entre a esquerda e o centro, onde ganharíamos votos dos dois lados”, explica Almeida. Na reunião foram apreciadas várias alternativas de composição da chapa majoritária, mas não houve definição sobre o tema.

Sobre as eleições proporcionais, o PCdoB já definiu três pré-candidaturas a deputado federal – Alice Portugal e Daniel Almeida, que buscam a reeleição e Edson Pimenta, em sua primeira incursão à Câmara Federal – e pretende uma chapa ampla. A CPE aprovou os nomes de 48 postulantes à Assembléia Legislativa – uma chapa que ainda pode ser modificada até a Convenção Eleitoral, em junho. A área de campanha de cada candidatura também foi estipulada, segundo critérios eleitorais e levando em consideração a identidade de cada candidatura com a base partidária, as diversas categorias e setores sociais.

A distribuição das áreas é competência da direção estadual do partido, interagindo com os comitês municipais. A direção estadual com um domínio da situação eleitoral em todo o estado e interagindo com os comitês municipais busca a melhor forma de viabilizar os objetivos de ampliação da bancada federal e estadual do partido. “Essa distribuição leva em conta o potencial eleitoral de cada candidato, em cada município, e é a combinação do objetivo de eleger uma bancada de, no mínimo, quatro deputados estaduais e favorecer a eleição dos federais”, destacou o presidente estadual do PCdoB.

Os objetivos do partido para as eleições de outubro inclui, ainda, a campanha vitoriosa da candidatura de Dilma Roussef que na Bahia possui dois palanques. Em âmbito nacional, a ex-ministra da Casa Civil também é apoiada pelo PMDB de Geddel Vieira Lima; adversário local de Wagner e aliados na disputa à Governadoria. Para o PCdoB a campanha de Wagner deve ser desenvolvida fortemente vinculada à candidatura de Dilma e com o apoio de Lula.

“A conclamação que a gente faz é que o partido se esforce no sentido da unidade da mobilização em torno desses objetivos. A batalha eleitoral está em curso, os candidatos estão postos e, agora, é tensionar o partido e planejar a campanha em cada local; construir espaços, comitês e base eleitoral para garantir os votos, levando em conta a questão nacional e regional, a eleição de presidente e de governador, e a proposta que foi apresentada pela Comissão Política”, declarou Daniel Almeida.

De Salvador,
Camila Jasmin