Condutores Classistas preparam curso de formação nível 1

Depois de realizar dois CBVs, Curso Básico de Vídeo, nos meses de março e abril, a direção do Comitê dos Condutores de São Paulo, já começa a cogitar a necessidade de se organizar o primeiro curso de formação nível 1, voltado à formação política dos quadros, da militância e dos novos filiados, que ingressaram no processo de preparação do 12º Congresso.

Na ocasião, mais de 100 trabalhadores passaram a fazer parte das fileiras do PCdoB e vem atuando organizadamente no sindicato dos motoristas de ônibus da capital.

Os cursos, ministrados por José Carlos Tiziu, da Escola Nacional de Formação do Partido e Neleu Alves, dirigente do Comitê Distrital de São Miguel, Ermelino e Itaim Paulista, foram realizados no Instituto O Resgate, situado próximo à Câmara Municipal de São Paulo, e contaram com a presença de 135 trabalhadores de várias garagens do sistema de transporte.

A experiência animou as turmas que se aplicaram nos debates sobre itens relevantes na luta de classes, como: capital x trabalho, mais valia, propriedade privada e outros temas centrais que norteiam os princípios marxistas-leninistas. “Nessa primeira fase buscamos fixar alguns conceitos fundamentais para a compreensão dos demais ensinamentos”, explica Tiziu.

Segundo o motorista da VIP AE Carvalho, Edílson dos Santos, o Lombriga, filiado no partido desde 1994, o curso foi ótimo. “Deveria ser feito mais vezes, pois ficamos muito focados nas questões sindicais e esquecemos um pouco o lado do partido”, afirmou. “Deve acontecer também nos Distritais, como em São Miguel que fica mais perto das garagens, o que facilita a participação de outros camaradas”, finalizou.

De São Paulo, Alice Cardoso