Projeto vai formar terapeutas indígenas no Ceará e na Bahia

No mês em que se comemora o Dia do Índio (19), uma iniciativa vai formar terapeutas para prevenir o uso de drogas nas comunidades indígenas. Trata-se do Projeto de Formação de Lideranças Indígenas em Terapia Comunitária, Massoterapia e Técnicas de Resgate da Autoestima Indígena, que tem lançamento nesta segunda-feira (26/04),no Projeto 4 Varas, no Pirambu (foto), na Rua Profeta Izaias, 456, em Fortaleza.

O projeto-piloto acontece em Fortaleza (CE) e Porto Seguro (BA). No lançamento hoje, será apresentado resultado de pesquisa sobre o uso de álcool e outras drogas pelas comunidades indígenas brasileiras. O estudo teve coordenação da Universidade Federal de São Paulo. Na solenidade estão previstas apresentações culturais indígenas.

Caciques das sete etnias que vão participar da formação confirmaram presença. Eles são das tribos Ticuna, Xacriabá, Terena, Kaingang, Guarani, Pataxó e Kaiowá. Participam também representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) da Presidência da República, órgão que teve a idéia do projeto, e as entidades parcerias – Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Ceará (Projeto 4 Varas).

O coordenador técnico do convênio, Prof. Adalberto Barreto, informa que desde 2004 a Senad, a Funai e a UFC vêm desenvolvendo projeto de atenção às comunidades indígenas com vistas a prevenir o uso de drogas. O projeto-piloto a ser desenvolvido no Ceará e na Bahia compreende quatro módulos.

O primeiro acontecerá de 26 de abril a 2 de maio, na Praia de Morro Branco, no Ceará. Em Porto Seguro será criado um pólo de formação em Terapia Comunitária para as comunidades indígenas, com a construção de um complexo formado por uma oca de saúde comunitária, para a realização de massoterapia, e salão terapêutico. Esse modelo foi desenvolvido em Fortaleza pelo Projeto 4 Varas, numa iniciativa que já conta 23 anos de existência.

Adalberto Barreto acrescenta que há três anos o Sistema Único de Saúde implantou a terapia comunitária em todos os estados brasileiros, tendo sido formados cerca de 2.100 terapeutas comunitários junto ao Programa Saúde da Família (PSF).

Fonte: Agência da Boa Notícia