PCdoB se encontra com Hélio Costa para discutir sucessão em Minas
Representantes do PCdoB se reuniram nesta segunda-feira (26) com o senador Hélio Costa. Participaram também o presidente do PMDB mineiro, Antonio Andrade, e o prefeito de Uberaba Anderson Adauto. Na pauta, a sucessão estadual. O almoço foi uma iniciativa dos peemedebistas e faz parte da tática de procurar possíveis aliados, mesmo antes da definição do rumo que o PT irá tomar.
Publicado 27/04/2010 10:15 | Editado 04/03/2020 16:50

Pelo PCdoB participaram a presidente do PCdoB, deputada federal Jô Moraes, o vice-presidente Zito Vieira, pré-candidato ao Senado, o deputado estadual Carlin Moura e Wadson Ribeiro, membro do Comite Central e da direção estadual.
Costa disse que esse é o momento de alinhavar os acordos com a base. "Achamos é que há a necessidade das conversações porque estamos numa campanha eleitoral e evidentemente cada dia é importante. Mas prazo não tem. É o da convenção. Em Minas, as coisas acontecem naturalmente. A gente não pode passar com os carros na frente dos bois", disse o peemedebista.
Já a deputada federal Jô Moraes mostrou-se confiante na possibilidade de um acordo entre PMDB e PT. “O PCdoB defende a união de esforços em torno do palanque único para a ex-ministra Dilma Rousseff em Minas". Jô apresentou na reunião as propostas aprovadas pelo diretório estadual do PCdoB no seu último encontro.
Os comunistas defendem que se organize desde já uma coordenação supra-partidária para tocar a campanha em Minas da pré-candidatura de Dilma Rousseff `a presidência. Jô sugeriu que o vice-presidente José Alencar poderia ser o coordenador geral deste esforço de unidade.
Outro ponto apresentado por Jô Moraes foi a necessidade de começar a se discutir um programa para um futuro governo de Minas. Apresentou a possibilidade das fundações ligadas aos partidos começassem desde já a debater um programa para Minas romper com o ciclo neoliberal que permeou ao longo dos oito anos de governo Aécio.
Presente na reunião, o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) apresentou alguns pontos do possível programa de governo. Para ele, a questão central da economia mineira é deixar de ser mera exportadora de commodities. “Precisamos urgentemente alterar os valores pagos pelos royalties do minério, que são um verdadeiro assalto aos cofres do estado”, defendeu o deputado.
Atualizada em 27/05/2010 – 15:37
Da redação local