Sem categoria

Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária é lançada em Brasília

Nesta terça-feira, a Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária será lançada em Brasília, às 19h, na sede do SindMetrô. Durante o ato de lançamento haverá um debate com a participação do cientista político e professor da UnB Venício Lima, do assessor do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc) Edélcio Vigna e de Leandro Fortes, que é repórter da Carta Capital.

Reproduzimos mensagem do jornalista Leandro Fortes, no blog Brasília, Eu Vi, convidando todos os comunicadores preocupados com o futuro do país a integrar a Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária:

"Muito honrado, aceitei o convite do Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para participar da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária, a ser lançada, hoje, em Brasília.

Trata-se de uma confraria criada para se contrapor a outra, muito maior e, por enquanto, mais poderosa, que é a rede de comunicadores contra a reforma agrária.

Sou um bicho urbano, mas letrado e experimentado o suficiente para ter entendido, desde sempre, que a reforma agrária faz parte, junto do esforço de educação, do conjunto básico e primordial para solucionar o problema da miséria, da violência e da exclusão social no país.

É preciso ser ignorante, idiota ou mau caráter (ou os três) para não perceber isso.

A Rede de Comunicadores é um primeiro e bem pensado esforço para romper a barreira midiática levantada pelos interesses dos latifundiários na velha mídia e no Congresso Nacional, onde uma bancada, dita ruralista, de mais de uma centena de parlamentares, mantém o campo brasileiro dominado por uma elite colonial, escravocrata e predatória.

Nenhum, mas nenhum governo mesmo, nem mesmo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve coragem para enfrentar essa gente, meia dúzia de latifundiários que espoliam milhões de brasileiros, mas que se mantém no topo da cadeia alimentar política às custas de uma chantagem econômica que ora se equilibra na balança comercial, ora em números retumbantes de safras de grãos que ninguém come.

É para falar sobre isso e coisas do tipo que me aliei à rede, e espero que outros jornalistas façam o mesmo, sem necessidade de filiação partidária ou ideológica, como no meu caso, mas movidos apenas pela decência, pelo respeito ao bom jornalismo e pelo amor ao Brasil e aos brasileiros".

Serviço:

Lançamento da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária
Data: 27 de abril (terça-feira)
Horário: 19h
Local: SindMetrô (Conic – Edifício Venâncio V Cobertura – Brasília / DF)
Mesa de debates:
Leandro Fortes (Repórter da Carta Capital)
Venício Lima (Núcleo de Mídia e Política da UnB)
Edelcio Vigna (Assessor do Inesc)


Fonte: Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária