Sem categoria

 Unasul prepara agenda de conversações com os EUA

  A agenda a ser discutida pelos membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) com os Estados Unidos inclui várias questões a serem detalhadas pelos governantes em sua próxima cúpula, anunciou nesta terá-feira o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.

Entrevistado em O Poder da Palavra, programa da Rádio Ecuador Inmediato, Patiño observou que a região tem muitos temas a tratar com os Estados Unidos, como ficou claro na visita do secretário adjunto de Estado para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela.

“Valenzuela nos pleiteou que a agenda de negociação não se limite apenas à questão da segurança, e falamos em incluir outros assuntos, como a cooperação para o desenvolvimento, meio ambiente, tráfico de drogas e também ir gerando relações de confiaça em questões de segurança”, disse Patiño.

“Queremos que a América do Sul seja um território de paz, e para isso todos (os países membros da Unasul) precisamos dar mostras que não se estende a presença militar em um território que devemos preservar como uma zona de paz”, afirmou ele.

“A possível inclusão da questão da imigração”, disse ele, “depende primeiro de que se prepare o caminho para que se tenha algum nível de eficiência e os resultados sejam satisfatórios para ambas as partes, mas a decisão final será dos presidentes”.

Ele esclareceu que, primeiro, haverá uma conversa entre funcionários da região com representantes do Departamento de Estado dos EUA e, em seguida, uma reunião de chanceleres, preparatória para o encontro entre os presidentes.

Na entrevista, Patino destacou a decisão do Peru de ratificar o Tratado Constitutivo da Unasul, somando-se a outras quatro nações (Bolívia, Equador, Guiana e Venezuela), mas ainda são necessárias quatro outras adesões para que entre em vigor.

Fonte: Prensa Latina