Flávio Dino defende política diferenciada da Vale no MA
Publicado 29/04/2010 14:36 | Editado 04/03/2020 16:48
O deputado federal Flávio Dino (PCdoB/MA) defendeu nesta quarta-feira, em pronunciamento na Câmara dos Deputados, uma política diferenciada para as siderúrgicas do Maranhão com relação ao preço do minério comercializado pela Vale. O parlamentar maranhense levou em conta ofício encaminhado pelo Sindicato da Indústria de Ferro-Gusa do Maranhão (SIfema) no qual essa preocupação com a atual política de preços praticada pela empresa é manifestada.
Segundo a entidade, a Vale aumentou em 98% o preço do minério, o que representa que a tonelada do produto saltou de U$ 47 para U$ 93, somente neste mês. A empresa, conforme o Sifema, justificou o reajuste em razão do mercado externo, especialmente o chinês um dos principais compradores da mineradora. “Defendo, portanto, que a empresa pratique uma política diferenciada para as indústrias maranhenses”, argumentou Dino em discurso no plenário da Câmara.
Para Flávio Dino, se a empresa continuar praticando no Maranhão a mesma política de preço voltada para o mercado externo pode comprometer o processo de industrialização do estado. “Solidarizo-me com o pleito do Sindicato e espero que a Vale reveja sua posição para garantir o fortalecimento das siderúrgicas situadas no Maranhão”, destacou.
De acordo com o Sifema, a empresa anunciou, ainda, que adotará a partir de 1º de junho uma política de reajuste trimestral. Fato que, para a entidade, pode agravar ainda mais a situação di setor siderúrgico maranhense.