Grazziotin constrói movimento pela instalação do Sarah Kubitschek

Autora da emenda parlamentar já aprovada pelo Congresso Nacional para a construção da unidade do hospital Sarah Kubitschek em Manaus, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) constrói amplo movimento junto aos trabalhadores da saúde a fim de acelerar a viabilização da obra. Hoje (30), a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados reuniu-se com representantes dos Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, dos Assistentes Sociais, dos Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem.

Vanessa Grazziotin reúne com profissionais
A conversa com os trabalhadores da saúde aconteceu em dois momentos. Pela manhã, Vanessa reuniu-se com os representantes da área de Farmácia, Assistência Social e Enfermagem, na sede do Conselho Regional de Farmácia para os estados de Amazonas e Roraima (CFR-AM/RR). Pela parte da tarde, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), Grazziotin dialogou com representantes dessa entidade e com membros das Sociedades Brasileira e Amazonense de Ortopedia.

Em ambas as ocasiões, a deputada informou o andamento da construção do hospital em Manaus e a necessidade da criação de um movimento com representantes de diversas frentes a fim de agilizar a obra.

A farmacêutica Ana Marrie destacou a qualidade técnica do Sarah e a conseqüência de sua instalação no estado. “Esse hospital elevará o nível técnico dos profissionais da saúde em Manaus”, afirmou.

O encaminhamento tirado pelos participantes das duas reuniões foi a constituição de uma comissão com o objetivo de envolver representantes de conselhos, sindicatos e associações da área de psicologia, nutrição, ortodontia, fonoaudiologia e fisioterapia, além das já envolvidas.

A proposta de uma campanha pró-Sarah na internet e de um ato de apoio ao início das obras, com a participação de membros do Ministério da Saúde, foram avaliados.

Trâmite da viabilização do hospital

A emenda aprovada no Congresso Nacional estipula cerca de R$ 43 milhões para a unidade do hospital Sarah Kubistchek na capital do Amazonas.

No momento da aprovação, os dirigentes da rede de hospitais esperavam a conclusão das obras da unidade do Rio de Janeiro – uma vez que fazem questão de acompanhar a implementação dos detalhes arquitetônicos padronizados para todas as unidades – para a partir daí darem sinal verde para a unidade de Manaus.

No início do mês, dia 7, Vanessa teve a garantia do Ministro da Saúde José Gomes Temporão de que a obra será priorizada pela pasta.

De Manaus,
Anderson Bahia