1º de maio: Ato Show da CTB reúne 20 mil em Caxias

O Ato Show realizado pela Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) e sindicatos filiados, com promoção da rádio Mais Nova FM, reuniu 20 mil participantes neste sábado, primeiro de Maio, nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul.

1maioctbrs

Durante todo o dia ocorreu uma série de atividades: pela manhã a Corrida do Trabalhador com largada em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos. A programação teve caminhada, minirrústica e a tradicional Rústica. Ainda pela manhã, nos pavilhões, o Senador Paulo Paim palestrou sobre os desafios para os trabalhadores em 2010. “A luta pelo fim do Fator Previdenciário, que é o maior mal causado ao trabalhador desde a ditadura, vai continuar. Este é um dos grandes desafios para o trabalhor”, disse Paim.

Ato show

A bela tarde ensolarada do feirado contribuiu para que, mais uma vez, o 1º de maio da CTB em Caxias do Sul fosse um grande sucesso. Cerca de 20 mil pessoas lotaram os pavilhões da Festa da Uva e acompanharam as atrações artísticas que foram apresentadas. Para celebrar a data, subiram ao palco artistas como César Freitas, Los Medonhos, Cristiano Quevedo, Claus & Vanessa, Sétimo Sentido e a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina (campeã do Carnaval 2010 de Porto Alegre). Além dos shows, foram realizadas atividades para toda a família, debates e manifestações sobre as bandeiras defendidas pelos trabalhadores ao longo do ano de 2010.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, saudou os trabalhadores e trabalhadoras presentes no ato. “E um dia para comemorar mas também para refletir. Pois apesar de muitas conquistas, os trabalhadores ainda tem muitos desafios pela frente,” falou Assis, destacando a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, tema central do evento neste ano..

"O 1º de maio é referência mundial da luta dos trabalhadores por seus direitos. Ao mesmo tempo em que se reflete sobre essas conquistas, é importante proporcionar para os trabalhadores que não têm acesso à cultura esses shows", destacou o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil no Estado (CTB-RS), Guiomar Vidor. Ele também destacou a realização em 1º de junho da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.

Os trabalhadores também puderam se informar sobre assuntos como reciclagem de lixo e preservação ambiental. A prefeitura de Caxias, apoiadora do evento, montou um posto de vacinação contra a gripe A (H1N1) e contra a gripe comum para idosos. As crianças participaram de jogos.

Márcio Schenatto