1º de maio: Ato Show da CTB reúne 20 mil em Caxias
O Ato Show realizado pela Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) e sindicatos filiados, com promoção da rádio Mais Nova FM, reuniu 20 mil participantes neste sábado, primeiro de Maio, nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul.
Publicado 02/05/2010 19:43 | Editado 04/03/2020 17:11

Durante todo o dia ocorreu uma série de atividades: pela manhã a Corrida do Trabalhador com largada em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos. A programação teve caminhada, minirrústica e a tradicional Rústica. Ainda pela manhã, nos pavilhões, o Senador Paulo Paim palestrou sobre os desafios para os trabalhadores em 2010. “A luta pelo fim do Fator Previdenciário, que é o maior mal causado ao trabalhador desde a ditadura, vai continuar. Este é um dos grandes desafios para o trabalhor”, disse Paim.
Ato show
A bela tarde ensolarada do feirado contribuiu para que, mais uma vez, o 1º de maio da CTB em Caxias do Sul fosse um grande sucesso. Cerca de 20 mil pessoas lotaram os pavilhões da Festa da Uva e acompanharam as atrações artísticas que foram apresentadas. Para celebrar a data, subiram ao palco artistas como César Freitas, Los Medonhos, Cristiano Quevedo, Claus & Vanessa, Sétimo Sentido e a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina (campeã do Carnaval 2010 de Porto Alegre). Além dos shows, foram realizadas atividades para toda a família, debates e manifestações sobre as bandeiras defendidas pelos trabalhadores ao longo do ano de 2010.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, saudou os trabalhadores e trabalhadoras presentes no ato. “E um dia para comemorar mas também para refletir. Pois apesar de muitas conquistas, os trabalhadores ainda tem muitos desafios pela frente,” falou Assis, destacando a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, tema central do evento neste ano..
"O 1º de maio é referência mundial da luta dos trabalhadores por seus direitos. Ao mesmo tempo em que se reflete sobre essas conquistas, é importante proporcionar para os trabalhadores que não têm acesso à cultura esses shows", destacou o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil no Estado (CTB-RS), Guiomar Vidor. Ele também destacou a realização em 1º de junho da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.
Os trabalhadores também puderam se informar sobre assuntos como reciclagem de lixo e preservação ambiental. A prefeitura de Caxias, apoiadora do evento, montou um posto de vacinação contra a gripe A (H1N1) e contra a gripe comum para idosos. As crianças participaram de jogos.
Márcio Schenatto