Câmara de Fortaleza engajada no debate sobre a redução da jornada

A Câmara Municipal de Fortaleza em audiência pública na Praça do Ferreira realizada na última sexta-feira (30/04), colocou em pauta, no “Coração da Cidade”, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O representante do Departamento Intersindical de Estatísticas e de Estudos Socioeconômicos (Dieese), Reginaldo Aguiar, enfocou os reflexos da aprovação da PEC 231, dentre eles, a geração de emprego e trabalhadores mais saudáveis.

Audiência Pública na Praça do Ferreira

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), propositora do debate, destacou a participação da população no evento, além dos movimentos sindicais. Ela salienta que a luta pela redução da jornada deve ser abraçada por todos. “A redução da jornada tem esse sentimento de mais tempo com a família, com os filhos, a presença nos espaços de poder e ao mesmo tempo vai dar oportunidade aos que estão fora do mercado”, colocou.

A parlamentar enfatizou ainda a questão da cidadania, ressaltada pelo presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), que coordenou os trabalhos na audiência. A redução, como citou ela, é uma necessidade da população na garantia de uma sociedade mais plena e igualitária.

Outro ponto salientado durante o debate foi a mobilização da sociedade na luta pela redução. De acordo com Eliana, o presidente Salmito foi sensível à causa, colocando a Câmara como veículo de discussão com a população, e se dispôs a realizar novas audiências.

Cartilha

Nesta segunda-feira (03/05), será lançada a cartilha “Redução da Jornada de Trabalho – Mais emprego e qualidade de vida”. A publicação esclarece a população sobre os benefícios da redução da jornada de trabalho, como geração de novos postos de trabalho, o crescimento da economia e mais qualidade de vida para o trabalhador. O lançamento acontece no Comitê de Imprensa, Rádio e Televisão da Câmara Municipal de Fortaleza.

Entre várias informações que a cartilha oferece, são apresentadas propostas que procuram combater o problema do assedio moral no trabalho e as que garantem a aposentadoria aos trabalhadores de baixa renda. Além disso, conta a história da redução da jornada em vários países e os benefícios para aquelas populações.

A iniciativa do lançamento da cartilha “Redução da Jornada de Trabalho – Mais emprego e qualidade de vida” é da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) e contará com a participação do senador Inácio Arruda (PCdoB).

Fonte: Câmara de Fortaleza