Governo da Bahia lança linha de crédito para pequenos anunciantes

Com o objetivo de fomentar o mercado publicitário baiano, o Governo do Estado lança nesta terça-feira (4/5), às 9h, no auditório da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), uma linha de crédito para o pequeno e médio anunciante. Entre os itens financiáveis do Credifácil Anunciante incluem-se planos de mídia, execução nos veículos, design de marcas, produção gráfica, audiovisual e eletrônica. O evento contará com a presença do governador Jaques Wagner.

A linha “Bahia Anunciante” foi desenvolvida pela Desenbahia, juntamente com Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP). O protocolo de intenções envolve a Desenbahia, Secretaria da Fazenda e ABMP. No mesmo ato será assinado o Convênio de Cooperação Técnica entre a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom) do Governo do Estado, Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e ABMP.

Terão acesso à linha de financiamento micros, pequenas e médias empresas com pelo menos dois anos de existência no mercado baiano, que tenham plano de comunicação publicitária elaborado por agências de publicidade e propaganda com pelo menos um ano de existência regular e sejam filiadas à ABMP ou a entidades do setor que tenham aderido ao Convênio de Cooperação Técnica.

O programa prevê o financiamento de 80% dos itens. O valor do financiamento será de até R$ 200 mil ou 5% da receita bruta declarada. Cada mutuário poderá ter até três operações de crédito, desde que o limite seja respeitado. Prazo global de até 12 meses, incluindo três meses de carência. Taxa de juros de 8% ao ano para financiamentos de até R$ 100 mil, de 9% a.a. na faixa de R$ 100 mil a R$ 150 mil e de 10% a.a. para a faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil.

Segundo pesquisas realizadas pela Diretoria de Desenvolvimento de Negócios (DDN) da Desenbahia, por solicitação do VII Fórum de Propaganda da Bahia (agosto de 2009), o mercado publicitário baiano, cujo tamanho estimado em 2008 foi de R$ 595 milhões, historicamente se ressente de uma maior participação de micros, pequenas e médias empresas potencialmente anunciantes.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Desenbahia, Marcelo Oliveira, “sempre prevaleceu no mercado uma interpretação equivocada segundo a qual este setor não participava por causa dos altos custos para contratação de plano de mídia. A proposta visa, portanto, a oferecer mecanismos de fomento ao mercado publicitário, através do estímulo à ampliação da atual demanda das MPMEs baianas”.

Fonte: Agecom Bahia