Sem categoria

Grandes debates encerram a campanha "Se Liga 16" da Ubes

A campanha "Se Liga 16", organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades que compõem a sua rede, chega a sua reta final. Quarta-feira (5/5) é o último dia para retirar o título de eleitor. As inscrições pela internet se encerraram na última sexta-feira (30/4). Em Minas Gerais, mais de 14 mil títulos foram tirados na campanha desenvolvida em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). No Mato Grosso, a campanha também foi feita em conjunto com o TRE.

- Guilherme Dardanhan

 “Se liga 16!” e Expresso Cidadania: 14 mil títulos de eleitor em todo o estado de MG

A campanha “Se Liga 16! 2010 é a nossa vez!” promovida pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a União Colegial de Minas Grais (UCMG) e apoiada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) é um sucesso em todos os estados do Brasil. Em Belo Horizonte, o projeto Expresso Cidadania, promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais em parceria com Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Secretaria de Estado e Educação (SEE), receberam, só na manhã de sexta-feira (30/4), no Palácio da Inconfidência, mais de 300 estudantes da rede municipal de ensino.

Ao todo, estiveram presentes para a retirada do título de eleitor cinco escolas: Maria Assunção de Marco, Governador Carlos Lacerda, Geraldo Teixeira da Costa, Aurélio Pires e União Comunitária. Também estiveram presentes o presidente da Ubes, Yann Evanovick, e o ator, produtor circense e mestre de cerimônias do Projeto Expresso Cidadania Marcos Frota.

Na última quinta-feira (29/4), um grande ato marcando os dias finais da camapnha tomou as ruas da região do Barreiro, em Belo Horizonte. Na ocasião também foi comemorado o aniversário de 66 anos da UCMG, completado no último dia 21. Para o Presidente da entidade, Péricles Francisco, o projeto "Se Liga 16!" em Minas Gerais foi um sucesso. "O 'Se Liga 16!' em parceria com o Expresso da Cidadania já percorreu, ao todo, 21 cidades em todo o estado. Os 14 mil títulos emitidos até agora no decorrer da campanha é uma vitória para todos nós", comemorou Péricles.

“Em cada estado, em cada escola, procuramos passar aos jovens a importância do voto. A expectativa é que, até o dia 05 de maio, consigamos mobilizar 5 mil salas de aula”, enfatiza Evanovick.


Rarikan Heven, presidente da AME, em palestra para os estudantes da Escola Estadual Liceu Cuiabano

Mato Grosso: campanha vai até terça

A Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME), juntamente com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), e a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MT, realizou na última sexta-feira (30/4), uma grande palestra da Campanha “Se Liga 16!” com os alunos da Escola Estadual Liceu Cuiabano. O ciclo de palestras faz parte da campanha da AME, Ubes e TRE-MT.

Os palestrantes esclareceram aos estudantes sobre os objetivos da campanha, a oportunidade de que os jovens têm de escolher seus representantes no poder público, o processo eletrônico utilizado nas eleições e, principalmente, sobre o prazo e a documentação necessária para tirar o título de eleitor e exercer o direito do voto já nas Eleições de 2010.

Na oportunidade, também foi informado aos estudantes sobre os cargos que serão escolhidos no próximo pleito: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República, exatamente nessa ordem de votação. O jovem que completar 16 anos até o dia 3 outubro pode tirar o seu título de eleitor e, se não o fizer até o dia 5 de maio, só poderá votar para estes cargos daqui a 4 anos, ou seja, nas Eleições de 2014.

O Presidente da AME, Rarikan Heven, lembrou as grandes conquistas que os estudantes protagonizaram na história do Brasil, ressaltando a importância que a juventude tem nas eleições. Ele finalizou dizendo que “essa é apenas mais uma palestra da grande campanha que a AME está desempenhando no estado", e disse esperar contar com o apoio dos estudantes para as próximas campanhas da entidade.

Os alunos puderam tirar dúvidas sobre o título de eleitor, o processo democrático e até como denunciar crimes como a compra de votos.

O evento contou com a presença do Diretor e da Coordenadora da Escola Liceu Cuiabano, Alceu Trentrin e Cleidinete, a Secretária da Escola Judiciária Janis Eyer Nakahati e servidores do TRE, Adriana das Graças Faverão e Carlos Luanga, além de outras lideranças do movimento estudantil, bem como a participação de mais 600 alunos entre 16 a 18 anos daquela instituição de ensino.

A campanha também se estende até 4 de maio aos municípios do interior do estado, por intermédio das Uniões Municipais de estudantes Secundaristas (Umes)UMES, dos Grêmios Estudantis e dos Cartórios Eleitorais.

Da redação, com Estudantenet