Sem categoria

Chico Brasileiro lança pré-candidatura a federal no Paraná

Em reunião realizada no último sábado, 1º, em Foz do Iguaçu, os representantes do PCdoB da macro-região que engloba o Oeste, o Sudoeste e parte do Centro Sul declaram apoio à pré-candidatura de Chico Brasileiro a deputado federal. Os comunistas presentes deliberaram ainda sobre as próximas ações que farão parte da construção da pré-candidatura.

Os comitês Municipais definiram o calendário de Conferências Eleitorais para cada município onde serão eleitos delegados para a etapa estadual. Nos dias 22 e 23, haverá conferência eleitoral em Cascavel, Toledo e região. Em seguida, nos dias 29 e 30, será a vez de Francisco Beltrão, Pato Branco e região. Em junho, nos dias 5 e 6, será feita conferência eleitoral em Foz do Iguaçu e região e no dia 16, será realizada em Foz do Jordão, Candói, Laranjeira do Sul e região. Somados os municípios de toda a região, serão 50 organizando a campanha do pré-candidato Chico Brasileiro a deputado federal.

Nas conferências municipais será eleito um delegado a cada cinco participantes que serão responsáveis pela definição do Projeto Eleitoral do PCdoB para o estado e pela indicação dos nomes das candidaturas.

Também na reunião foi deliberada, além do calendário, a elaboração de um cadastro geral e a criação de um grupo de e-mail para discussões. Cada município apresentará um coordenador geral responsável pelo andamento das atividades locais.

Além da questão organizativa, os comunistas debateram a viabilidade de lançamento de pelo menos um candidato a deputado estadual na região Sudoeste.

Entre os nomes apresentados estão o do presidente do PCdoB em Francisco Beltrão, além de Clézio Dionízio Castanha e do micro-empresário José Carlos Veiros. Também está sendo estudada a possibilidade de candidatura em Pato Branco.

Conjuntura

A análise de conjuntura nacional foi feita pelo camarada de Pato Branco Nereu Faustino Ceni. Segundo ele, é importante estar atento às questões que a mídia vem colocando em pauta, porque o jogo de interesses para uma virada no segundo turno das eleições presidenciais começa desde já.

Ceni alertou ainda sobre a importância da organização do Partido nesse período eleitoral que se iniciará em breve nas questões de que o discurso ideológico marxista tem de ser “traduzido” para várias linguagens podendo ser compreendido por todos os setores da sociedade.

Representatividade

O Seminário realizado pela Fundação Maurício Grabois e PCdoB no último sábado a noite (01), no Recanto Park Hotel, que teve como palestrante o vice-prefeito, Chico Brasileiro, foi marcado pela diversidade e representatividade social. O seminário que reforçou o apoio à pré-candidatura de Chico Brasileiro sinalizou ainda o compromisso do PCdoB com os diversos segmentos sociais, caracterizado pela participação de lideranças indígenas, sindicais, da juventude, comunidade árabe-palestina, regionais, políticas e do município.

Durante o seminário o prefeito Paulo MacDonald Ghisi confirmou seu apoio à pré-candidatura de Chico Brasileiro lembrou ainda que várias personalidades sociais e religiosas apoiarão o projeto, citando o nome do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek.

“Vários partidos entenderam a importância de construirmos um único nome e não lançarão candidatos a deputado federal em Foz para viabilizarem os apoios necessários à futura candidatura do Chico Brasileiro. Assim está agindo o PDT, o PP, o DEM, o PPS e o PT”, afirmou MacDonald.

O diretor da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, se deslocou de Curitiba para prestigiar o evento e também tornou público o comprometimento de Chico Brasileiro com a causa palestina, reafirmando o apoio: “uma pessoa que abraça a causa palestina como o Chico Brasileiro fez, e trabalha sempre com honestidade respeitando as diversidades culturais e políticas, merece nosso apoio”, disse.

Da redação local