Valdivino Neto – Chamado aos Tecnólogos do Estado do Ceará

.

O dia 1° de Maio é o Dia Internacional do Trabalhador, momento de jornada de luta e reivindicação por melhores condições de emprego, por todas as categorias de trabalhadores do Brasil e do mundo.

Mas no Brasil e principalmente no estado do Ceará, existe uma categoria de trabalhadores esquecida pelo governo, centrais sindicais, sindicatos e federações de trabalhadores: os Tecnólogos. Profissional de nível superior, mas sem direito algum na legislação trabalhista. Servindo apenas como mão de obra qualificada e barata para as multinacionais. Não são aceitos nos editais de concursos federais, estaduais e municipais, e sem representação em nenhum conselho.

Parece uma ironia, mas a pergunta fica em um momento em que o governo Federal expande a rede de ensino tecnológico e forma um profissional (Tecnólogo) de nível superior mas não lhe dá a mínima condição de trabalho. É a pura verdade.

Foi observando a real situação em que se encontra a categoria profissional do Tecnólogo que o Núcleo da UJS (União da Juventude Socialista) do Vale do Jaguaribe e o Núcleo do Diretório Central dos Estudantes José Montenegro de Lima (JML) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará do Campus Limoeiro do Norte convocaram uma reunião no dia Quinze (15) de Abril de 2010. O encontro aconteceu às 15h no IFCE e reuniu os profissionais (Havner Girão de Moura Chagas – Tecnólogo em Alimentos, José Arimateia Ferreira Oliveira – Tecnólogo em Eletromecânica e Valeria de Oliveira Raulino – Tecnóloga em Saneamento Ambiental) para discutir a situação da categoria Tecnólogos do estado do Ceará. Um dos objetivos da reunião foi constituir a comissão de organização do Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Ceará – SINTEECE, para ser instrumento de luta em defesa desta categoria em nosso estado.

Fizeram-se presentes ao evento, o Secretário Geral do DCE JML (Valdivino José de Lima Neto) e os Diretores (Francisco Ivânio Lima e Siva, Francisco Jorge Costa Ribeiro e Jacksando Simões da Silva), todos estudantes de cursos superiores de Tecnologia e militante da UJS.

O que nos leva a continuar a luta pela emancipação dos direitos da categoria tecnólogo,pois só unidos conseguiremos conquistar o nosso direito e nosso espaço no mercado de trabalho. Mesmo sabendo que os tecnólogos cearense não são os pioneiros a se organizarem pois já existem organizações da categoria em vários estados brasileiro.

Na véspera do Dia Internacional dos Trabalhadores, os Tecnólogos e Estudantes de Tecnologia do Estado do Ceará deram mais um passo rumo à organização do Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Ceará – SINTEECE. Em segunda reunião de pré–fundação, ocorrida neste último dia trinta de Abril de 2010, às 9h, no IFCE Campus Limoeiro do Norte, ficaram definidas as seguintes deliberações:

– Constituição da Comissão de Organização do SINTEECE;
– Aprovado o endereço eletrônico ([email protected]), como contato oficial do SINTEECE;
– Aprovado o Blog (http://www.sinteece.blogspot.com) como o canal de informação para a categoria e o público em geral.

A comissão de organização do Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Ceará ficou constituída pelos Tecnólogos: Francisco Sildemberny Souza dos Santos –Tecnólogo em Recursos Hídricos/Irrigação; Havner Girão de Moura Chagas – Tecnólogo em Alimentos; José Arimateia Ferreira Oliveira – Tecnólogo em Eletromecânica; Liebertt Silva Barbosa – Tecnólogo em Eletromecânica; Valeria de Oliveira Raulino – Tecnóloga em Saneamento Ambiental e pelos Estudantes de Tecnologia: Francisco Ivânio Lima e Siva – Estudante de Tecnologia em Saneamento Ambiental; Francisco Jorge Costa Ribeiro – Estudante de Tecnologia em Mecatrônica Industrial; Jacksando Simões da Silva – Estudante de Tecnologia em Mecatrônica Industrial; Valdivino José de Lima Neto – Estudante de Tecnologia em Mecatrônica Industrial.

Lista de organizações de Tecnólogos existentes no Brasil:

Associação Catarinense dos Tecnólogos – ACT
Associação dos Tecnólogos da Área da Engenharia do Estado do Amapá ASTEAP
Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre – SINTAC
Sindicato dos Tecnólogos do Estado da Bahia – SINDTECNO
Sindicato dos Tecnólogos de Engenharia no Estado do Mato Grosso do Sul SNTAE-MS
Sindicato dos Tecnólogos da Paraíba
Sindicato dos Tecnólogos do Paraná – SINTEPAR
Sindicato dos Tecnólogos do Rio de Janeiro – SINTERJ
Sindicato dos Tecnólogos do Piauí
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de Sergipe – SINDTECNO/SE
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo – SINTESP

Venha conosco construir o SINTEECE – Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Ceará.

Valdivino José de Lima Neto é Secretario Geral do DCE José Montenegro de Lima, membro União da Juventude Socialista (UJS), do Comitê Estadual e dirigente do PCdoB em Palhano

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho